Bastad (Suécia) – A dupla do espanhol Rafael Nadal com o norueguês Casper Ruud segue avançando no ATP 250 de Bastad e já está nas semifinais. Depois de uma boa vitória na estreia contra, batendo os cabeças de chave 2 em sets diretos, eles tiveram mais trabalho nesta quarta-feira contra o francês Theo Arribage e o russo Roman Safiullin.
Nadal e Ruud precisaram de três sets para superar as quartas de final, fechando o jogo com parciais de 6/4, 3/6 e 12-10, salvando um match-point no match-tiebreak que definiu a partida. Eles podem cruzar com os gaúchos Rafael Matos e Orlando Luz na semi, caso a dupla brasileira, terceira pré-classificada, vença o russo Pavel Kotov e o polonês Piotr Matuszewski.
Eliminado em simples pelo cearense Thiago Monteiro, abrindo o dia na quadra central, Ruud voltou para o mesmo palco mais tarde e conseguiu se redimir ao lado de Nadal. Os dois foram muito firmes no primeiro set, não enfrentaram um break-point sequer contra e aproveitaram a única chance de quebra que tiveram para abrir 1 a 0 no placar.
A segunda parcial foi de altos e baixos para as duas duplas. Arribage e Safiullin largaram na frente e venceram os três primeiros games, depois foi a vez de Nadal e Ruud vencerem três games em sequência, com o francês e o russo faturando os próximos três para assim empatar o jogo. No match-tiebreak, o noreguês e o espanhol fizeram valer a maior categoria e ficaram com a vitória.
Semanas terríveis para o Ruud pós Roland garros. Quem sabe o Nadal não passa pra ele alguma boa energia, pois está precisando