Málaga (Espanha) – Na tão aguardada semana de despedida, o espanhol Rafael Nadal ganhou a confiança do capitão David Ferrer e foi escalado para abrir o confronto com a Holanda, válido pelas quartas de final da Copa Davis. Apesar do apoio da torcida da casa, o canhoto de Mallorca não foi páreo para o holandês Botic van de Zandschulp e perdeu em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/4.
Com a derrota de Rafa no primeiro jogo da série, o peso de esticar a carreira do espanhol e levar sua equipe para as semifinais fica nas costas do número 3 do mundo Carlos Alcaraz, escalado para enfrentar Tallon Griekspoor em simples e também para a dupla com Marcel Granollers, contra Van de Zandschulp e o duplista Wesley Koolhof
Ao entrar em quadra nesta terça-feira, Nadal se tornou o espanhol com mais partidas disputadas na Copa Davis nos últimos 30 anos. O duelo com Van de Zandschulp foi o 43º de Rafa na competição, deixando para trás os 42 de Feliciano López. Atual capitão, Ferrer aparece em terceiro na lista com 33 jogos pela dais, Alex Corretja e Fernando Verdasco completam o top 5 com 31.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ocupando atualmente o 154º lugar no ranking, o experiente espanhol não competia no circuito desde os Jogos Olímpicos, derrotado na segunda rodada pelo sérvio Novak Djokovic. Desde então, ele participou apenas da exibição saudita Six Kings Slam, onde perdeu para Alcaraz na semi e voltou a ser superado por ‘Nole’ na disputa da terceira colocação.
43 – Rafael Nadal will become the player with the most matches played in Davis Cup for Team Spain in the last 30 years (43), surpassing Feliciano Lopez. RedCarpet.#DavisCup #GraciasRafa | @DavisCup @RFETenis @atptour pic.twitter.com/xlOcwWw2QC
— OptaAce (@OptaAce) November 19, 2024
Primeiro set definido no final
Nadal mostrou um tênis firme nos primeiros games da partida, mas não conseguiu aprofundar muito a bola e seus golpes não deram tanto trabalho ao holandês, que havia perdido os dois duelos anteriores entre eles, ambos em 2022. Além disso, Van de Zandschulp estava firme com o saque, perdeu apenas dois pontos com a primeira bola e venceu 73% dos pontos nos games de serviço.
Depois de confirmar seus quatro primeiros games de saque, Rafa teve trabalho no nono game, sofreu para encaixar a primeira bola e acabou sendo quebrado. Ele até salvou um break-point em 15-40,mas não resistiu ao segundo. Na sequência, o holandês de 29 anos manteve o ritmo com o saque e fechou a parcial no segundo set-point que teve.
Ridiculous Rafa! 🤯#DavisCup @RafaelNadal #Rafa #GraciasRafa pic.twitter.com/IU0GPrUhNQ
— Davis Cup (@DavisCup) November 19, 2024
Rafa luta, mas não evita derrota
Aproveitando o bom momento, Van de Zandschulp ampliou a sequência positiva e chegou a faturar cinco games seguidos ao abrir 2/0 no segundo set. A situação de Nadal se complicou ao perder o saque novamente e ver o oponente abrir 4/1, mas ele conseguiu devolver prontamente o break e impediu que o holandês abrisse 5/1 no placar.
Contudo, o espanhol não teve forças para uma reação maior do que isso. Ele ainda voltou a ter o saque ameaçado, no sétimo game, se salvou e acabou derrotado no nono. Nadal terminou a partida com menos bolas vencedoras que Van de Zandschulp (11 a 19), cometeu mais erros não forçados (30 a 26) e teve desempenho de saque um pouco abaixo do holandês (57% contra 65%).
A dream start in Malaga for @Boticvdz and @KNLTB 🇳🇱#DavisCup pic.twitter.com/yDI59NXZpn
— Davis Cup (@DavisCup) November 19, 2024
A derrota, infelizmente, já era esperada. O Nadal já não aguenta mais o ritmo do circuito.
Era o esperado. Deixou tudo na mão do Carlos. David Ferrer arriscou muito a Espanha….pode perder a cabeça se a Espanha passar dalcim?
Fica somente a uma derrota ? . Alcaraz vai vencer em Simples e Duplas. A Espanha passa pela Holanda , mas dificilmente Rafa será novamente escalado. O Touro Miura deixou bem claro que quer se aposentar com o Título…Abs!
Só se for com o título de eleitor, porque ganhar esta Copa Davis está difícil… Kkkkkkkkkk
Terrível
E melancólico