Nadal encerra a carreira com 10 recordes importantes no currículo

Foto: Getty Images for ITF

Málaga (Espanha) – Um dos maiores tenistas de todos os tempos, o espanhol Rafael Nadal encerrou sua carreira no tênis profissional na última terça-feira, com a derrota da Espanha nas quartas de final da Copa Davis contra a Holanda. Ele deixou o circuito com marcas importantes, algumas delas destacadas pelo Punto de Break.

O recorde de títulos em um mesmo Grand Slam, com suas incríveis 14 conquistas em Roland Garros, talvez seja o primeiro que venha à mente dos fãs de tênis, mas Nadal também atingiu vários outros recordes durante sua vitoriosa carreira. O espanhol passa longe em relação a semanas como número 1, mas tem uma enorme sequência no top 10.

Veja os 10 principais recordes de Nadal.

Maior número de títulos conquistados em um torneio de Grand Slam

Seu nome estará sempre ligado a Roland Garros e parece praticamente impossível que, pelo menos no médio prazo, alguém possa optar por conquistar mais de 14 títulos em uma mesma competição nesta categoria. Seu domínio no saibro e nas quadras parisienses constitui um dos grandes feitos da história do esporte.

Semanas consecutivas entre os 10 primeiros

Nem mesmo as lesões permanentes que retardaram sua carreira impediram Rafa de deixar o seleto clube dos 10 melhores do mundo por quase 18 anos. Ele permaneceu dentro do top 10 por total de 912 semanas consecutivas, de 25 de abril de 2005 a março de 2023. O segundo colocado na lista é Jimmy Connors com 788 semanas seguidas.

Temporadas consecutivas vencendo pelo menos um Grand Slam

Mais uma prova de sua consistência e permanência na elite é que ele acumulou uma década impressionante conquistando pelo menos um título de Grand Slam. Entre 2005 e 2014, o espanhol sempre venceu pelo menos um dos quatro principais torneios do circuito.

Mais de 10 títulos em quatro torneios diferentes

O domínio esmagador que Nadal teve no saibro permite que ele se torne o rei absoluto de vários eventos de alto nível. Isto materializa-se no fato de ser o único tenista a ter conquistado 10 ou mais títulos em quatro eventos de alto nível: Roland Garros (14), Barcelona (12), Monte Carlo (11) e Roma (10).

Série de vitórias consecutivas em uma superfície

Por muito tempo, o nome de Igor Andreev ganhou fama internacional por ser o último homem a vencer Nadal em uma partida no saibro. O russo fez isso no torneio de Valência em 2005 e, desde aquele momento até a derrota na final de Hamburgo em 2007, o espanhol não perdeu uma partida no saibro. Foram um total de 81 jogos consecutivos vencidos na superfície.

Títulos em quadras de saibro

Os números de Rafa em seu piso favorito lhe renderam a alcunha de Rei do Saibro e não foi por acaso. Entre os mais notáveis números de sua carreira está o de conquistar 63 títulos em sua superfície favorita, um recorde difícil de imaginar sendo batido.

Único tenista capaz de ganhar todos os principais títulos no saibro em uma temporada

Muitos consideram que a melhor versão de Rafa ocorreu em 2010 e não é por menos. O espanhol venceu os torneios de Monte Carlo, Madri, Roma e Roland Garros, fazendo isso com uma superioridade de quem deixou escapar apenas dois sets: um contra Ernests Gulbis nas semifinais do torneio italiano, e outro em Madri, nas semifinais contra Nicolas Almagro.

Único jogador com 10 ou mais títulos em uma temporada antes de completar 20 anos

É cada vez mais difícil encontrar jovens tenistas que cheguem à elite com menos de essa idade e que tenham a capacidade de vencer com a mesma regularidade que Rafa fez em 2005. Campeão naquele ano na Costa do Sauípe, Acapulco, Monte Carlo, Barcelona, ​​​​Roma, Roland Garros, Bastad, Stuttgart, Canadá, Pequim e Madrid.

Maior número de títulos da Copa Davis na Era Aberta

Embora neste caso ele divida o recorde com John McEnroe, o espanhol tem cinco conquistas do maior torneio por equipes do tênis, empatado com o norte-americano. Ele levantou a taça pela Espanha em 2004, 2008, 2009, 2011 e 2019.

Tenista mais jovem a vencer todos os quatro Grand Slams

Com apenas 24 anos, Nadal já tinha quatro Grand Slam em seu currículo. No entanto, este é o recorde que está mais ameaçado no curto prazo, já que Carlos Alcaraz terá duas oportunidades no Australian Open. Se o compatriota vencer a edição de 2025 ou 2026, ele irá destronar Rafa e assumirá o recorde.

11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
14 dias atrás

Fenômeno

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
14 dias atrás

recordes ridículos frente às façanhas do GOAT

Antonio de Souza
Antonio de Souza
14 dias atrás
Responder para  Federer eterno GOAT

Get a life!

Anderson ayres
Anderson ayres
14 dias atrás
Responder para  Federer eterno GOAT

Q goat kkk único goat eh djokovic q.piada essa tua heim .

Daniel
Daniel
14 dias atrás

Boa noite, Dalcim! Ele não seria também o detentor do recorde de mais títulos de grand slam sem perder sets?

José Nilton Dalcim
Admin
13 dias atrás
Responder para  Daniel

Isso mesmo, Daniel. Ele ganhou quatro Roland Garros sem perder set (2008, 2010, 2017, 2020). Depois dele veio o Borg, com dois Roland Garros e um Wimbledon.

Paulo Minoso
Paulo Minoso
14 dias atrás

Não é o melhor da história por acaso. Tudo isso sem jamais quebrar uma raquete ou agredir boleiro ou juiz de linha.

José Afonso
José Afonso
14 dias atrás
Responder para  Paulo Minoso

Kkkkkkkkk, a dor de cotovelo é grande!

VERA BARCELOS
VERA BARCELOS
13 dias atrás

Nadal é alguém que merece todo respeito por tudo que conseguiu superanddo inúmeras barreiras que só um atleta de alto nível conhece. Foi longe demais . Quase se consagra como melhor de todos os tempos não conseguindo porque teve a infelicidade de praticamente durante toda sua carreira ter que enfrentar o fenômeno Djokovic , melhor de todos, o Goat.
Parabéns Nadal. Que possa desfrutar de muita saúde pra próxima etapa de sua vida.

Jonas
Jonas
13 dias atrás

Resumindo, impossível contestar que o espanhol é o GOAT do saibro, seus números são surreais.

Vera Barcelos
Vera Barcelos
13 dias atrás
Responder para  Jonas

Do saibro, sim .

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.