PLACAR

Nadal e Moyá discursam na formatura da academia em Manacor

Grupo de 52 formandos com Moyá e Nadal. (Foto: Rafa Nadal Academy by Movistar)

Manacor (Espanha) – Rafael Nadal e Carlos Moyá fizeram discursos inspiradores na quarta-feira na cerimônia de formatura da Academia Rafa Nadal. O ex-número 1 do mundo compartilhou com os 52 formandos a história sobre uma conversa impactante que teve com o rival e amigo Roger Federer.

Embora Nadal e Federer sejam considerados dois dos maiores tenistas de todos os tempos, o espanhol de 38 anos revelou que ele e o suíço concordam que há algo mais importante pelo qual querem ser lembrados.

“Há alguns meses tive a oportunidade de visitar as Dolomitas italianas na companhia do meu amigo e rival Roger Federer. Lá nas montanhas, tivemos uma conversa muito interessante sobre uma palavra que considero muito importante: legado”, disse Nadal.

“Tanto Roger quanto eu concordamos em algo que acreditamos ser de extrema importância. Como gostaríamos de ser lembrados daqui a alguns anos? Como queremos que as gerações futuras pensem em nós? Ambos temos muita certeza de nossas respostas. É ótimo que nossas conquistas, nossos títulos e nossos recordes sejam reconhecidos, mas com o passar dos anos é provável que alguém chegue e faça algo melhor.

“O importante, então, é aquilo que será sempre lembrado. Portanto, tanto Roger quanto eu concordamos que gostaríamos de ser lembrados como boas pessoas. Vivemos numa sociedade que destaca o quê e o agora acima de tudo. Mas gostaria de destacar a importância do como. Quando você estiver na universidade ou em uma quadra de tênis, diga para si mesmo de vez em quando: ‘Como eu gostaria que meus colegas se lembrassem de mim? E meus professores? Meus amigos?’ Eu poderia dizer a vocês para tentarem ser influenciadores ao seu redor, mas prefiro o termo líderes. As pessoas ao seu redor deveriam vê-lo como alguém que deveria ser copiado por causa de seus valores.”

Moyá, ex-nº 1 do mundo, atuou como orador convidado, seguindo os passos da polonesa Iga Swiatek, que fez o discurso há 12 meses. Moya compartilhou conselhos sobre a importância de trabalhar duro.

“Ao longo da minha carreira consegui alcançar objetivos muito importantes. Objetivos que eu nem imaginava quando era criança. Claro que o mais fácil é ver os jogadores ganhando troféus, mas ninguém vê o que está por trás, todo o trabalho que você tem que fazer todos os dias”, disse Moyá.

“Dias em que você não tem vontade de praticar, de ir à academia, de estudar. Se você se esforçar nesses momentos, esses serão os momentos que valerão a pena. Esses são os momentos em que, se você fizer isso, o levará ao próximo nível e o ajudará a crescer em tudo o que desejar fazer. Então, preste atenção nesses momentos.”

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Mitzi
Mitzi
1 mês atrás

Que homem ! Que tenista! Que legado !

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Reveja os melhores lances da final masculina de Wimbledon

Momento histórico: Hewett completa o Slam em Wimbledon

PUBLICIDADE