Salamanca (Espanha) – Nadal se tornou, nesta sexta-feira, o primeiro atleta a receber um título de doutor honorário da Universidade de Salamanca por seus valores no esporte, como resiliência, disciplina e compromisso social.
“Este dia ficará para sempre comigo e me incentiva a permanecer fiel aos valores que o esporte me ensinou”, escreveu o espanhol de 39 anos, em sua conta no X. Nadal se junta às mais de 160 personalidades reconhecidas com este título desde 1922, quando foi concedido postumamente a Santa Teresa de Jesus.
“Recebo com gratidão, humildade e o compromisso de continuar trabalhando para fazer do esporte uma ferramenta de crescimento pessoal e social. Em um mundo que parece estar constantemente dividido e polarizado, acredito firmemente que o esporte pode ser uma ponte, um ponto de encontro que promove a convivência, a cordialidade e o respeito mútuo”, enfatizou o ex-número 1 do mundo, dono de 22 títulos de Grand Slam.
O 14 vezes campeão de Roland Garros também enfatizou que seus valores são “valores que não pertencem apenas ao tênis, ou mesmo ao esporte, mas que podem e devem ser aplicados na vida cotidiana. Espero que minha carreira possa inspirar outras pessoas a perseguir seus sonhos, a não desistir diante das dificuldades e a entender que o verdadeiro sucesso não está no resultado, mas na jornada, no esforço, na atitude e na maneira como enfrentamos cada desafio”, concluiu. Veja aqui mais fotos da solenidade.
Vale destacar que, em março próximo, a Universidade Politécnica de Madri (UPM) lhe concederá o mesmo reconhecimento na cerimônia de inauguração do ano letivo de 2025-2026.














O cara é um exemplo…carreira fantástica, e fora das quadras é reverenciado por onde passa.
Rafa, siempre se esforzó por ser el mejor…