Roma (Itália) – Em seu primeiro torneio como um top 10 do ranking, o italiano Lorenzo Musetti alcança um resultado inédito e está enfim nas quartas de final do caseiro Masters 1000 de Roma. Com bom proveito do piso mais lento provocado pela tarde úmida, ele controlou o russo Daniil Medvedev e avançou com as parciais de 7/5 e 6/4.
Ainda sem perder set no torneio, Musetti aguarda agora o vencedor da partida entre o cabeça 2 Alexander Zverev e o francês Arthur Fils. O italiano ganhou dois dos três duelos contra o atual campeão de Roma e empata por 1 a 1 diante de Fils, tendo vencido o único duelo no saibro, em Monte Carlo do ano passado.
Touch of class 🤌@Lorenzo1Musetti #IBI25 pic.twitter.com/XELnzAsCRN
— Tennis TV (@TennisTV) May 13, 2025
Musetti também é agora o único jogador italiano a disputar pelo menos quartas de final em todos os três Masters 1000 de uma mesma temporada, já que foi vice em Monte Carlo e semi em Madri. Apenas outros três italianos somam cinco quartas de Masters na carreira: Jannik Sinner tem 15, Fabio Fognini atingiu 8 e Filippo Volandri, 5.
Chuva no match-point
Para marcar sua primeira vitória sobre Medvedev – havia perdido as duas anteriores sobre quara dura, em 2023 -, Musetti precisou de paciência diante do tênis sólido do adversário lá da base. Os dois sacaram bem até o final do primeiro set até que enfim o italiano obteve a quebra e sacou para fechar. Não encaixou o primeiro serviço, permitiu reação, mas obteve outra quebra, já num momento em que as condições eram bem mais lentas.
Whatever the weather ☔️#IBI25 pic.twitter.com/bTSnT13glX
— Tennis TV (@TennisTV) May 13, 2025
Depois de concluir o primeiro set, Musetti já abriu a outra série com quebra e usou ótimas variações, principalmente nas curtas, para manter a vantagem. Com 5/4, abriu 40-30 e aí a chuva voltou bem mais forte e interrompeu a partida. Após 2h52 de paralização, o jogo retornou e o tenista da casa venceu o ponto que faltava com mais uma curtinha indefensável para selar a vitória.