Cesenatico (Itália) – O Campeonato Mundial de Beach Tennis da ITF retornará a Cesenatico, de 1 a 7 de setembro deste ano, marcando o terceiro ano consecutivo em que a cidade sedia o principal evento do esporte.
O Mundial 2025 terá premiação recorde de US$ 75 mil, acima dos US$ 50 mil de 2024, e novamente concederá 1.000 pontos no ranking mundial aos vencedores, o maior total do calendário internacional de beach tennis.
Nas duplas femininas, a brasileira Rafaella Müller e sua parceira venezuelana Patricia Diaz tentarão defender seu título. No evento masculino, os campeões do ano passado, o catarinense André Baran e o italiano Michele Cappelletti retornarão à competição com novos parceiros.
Realizado anualmente desde 2009, o Campeonato Mundial da ITF é reconhecido como o torneio anual de maior prestígio do calendário, atraindo o maior número de atletas internacionais.
O programa da competição inclui duplas masculinas e femininas, duplas mistas e juniores – duplas masculinas e femininas, e duplas mistas juniores. Os vencedores das categorias Sub-18 também se classificarão para a próxima competição Next Wave, que abre caminho para talentos em ascensão.
A edição de 2025 também terá um papel significativo na Corrida para Brasília, o novo sistema de classificação por equipes lançado nesta temporada. Os resultados em Cesenatico, juntamente com os dos torneios BT400 e ITF Sand Series, determinarão quais duplas terminarão entre as oito primeiras do ranking da Corrida e se classificarão para as Finais do Tour, que encerram a temporada no Brasil. A cobertura do Campeonato Mundial será feita ao vivo pela plataforma oficial da ITF.
“O Mundial de Beach Tennis representa o ápice do esporte e continua a crescer em escala e importância. Gostaríamos de agradecer à Federação Italiana por sediar este evento mais uma vez em Cesenatico, juntamente com toda a equipe envolvida, por seu apoio contínuo ao crescimento do tênis de praia globalmente”, agradeceu David Haggerty, presidente da ITF.
“Com premiações em dinheiro maiores, os pontos mais altos do ranking em oferta e um papel fundamental na nova Corrida para Brasília, a edição de 2025 reunirá os melhores jogadores do mundo e proporcionará o mais alto nível de competição. Também destacará as estrelas em ascensão do esporte, dando aos jovens jogadores a oportunidade de competir em alto nível e sinalizando uma nova era para o tênis de praia.”
Angelo Binaghi, presidente da Federação Italiana de Tênis e Padel, afirmou: “Cesenatico se tornará a casa do tênis de praia mundial nos próximos dias. Às margens do Mar Adriático, haverá uma atmosfera única, onde a paixão do público se encontrará com o talento dos melhores jogadores do planeta.”
“A tradição esportiva do nosso país se mistura ao espetáculo de uma disciplina jovem, dinâmica e em constante crescimento. Com este Campeonato Mundial, queremos oferecer aos fãs não apenas um evento do mais alto nível técnico, mas também uma oportunidade de celebrar os valores autênticos do esporte e a extraordinária capacidade da Riviera Romanha de acolher, envolver e entusiasmar. Graças a essa sinergia entre atletas, instituições e a região, a Itália continua sendo uma referência para todo o movimento internacional do beach tennis. Gostaria de agradecer às instituições e organizações que tornaram este evento possível, bem como aos organizadores, por seu trabalho apaixonado e de alta qualidade. Desejo a todos os jogadores, equipes e fãs dias inesquecíveis de esporte, emoção e entretenimento”, concluiu o dirigente italiano.