Nova York (EUA) – No jogo que abriu a sessão noturna desta quinta-feira no Arthur Ashe Stadium, Karolina Muchova aproveitou seu estilo de jogo de muitas variações para eliminar a bicampeã Naomi Osaka. A tcheca marcou as parciais de 6/3 e 7/6 (7-5) em 1h34 de partida.
Semifinalista na edição passada em Nova York, Muchova passou por cirurgia no punho e só voltou ao circuito na temporada de grama. E mesmo com poucos torneios disputados em 2024, já chegou a uma final de WTA em Palermo. Ex-número 8 do mundo, a tcheca de 28 anos ocupa o 52º lugar do ranking.
“Honestamente a maior vitória para mim é poder voltar a jogar. Sou muito grata por poder voltar jogar um bom tênis. E conseguir esse resultado aqui no US Open é a cereja no bolo”, explicou Muchova na entrevista a Nick Kyrgios em quadra. Finalista de Roland Garros no ano passado, a tcheca também falou sobre o desempenho nos grandes palcos. “Apenas olha em volta, é uma energia incrível. Isso me ajuda muito a jogar bem aqui”.
Muchova é reconhecida por seu jogo de muita técnica. A tcheca tentou não dar ritmo a Osaka, fazendo bom uso dos slices e das curtinhas. E além disso, mostrou precisão em vários dos voleios, vencendo 13 dos 19 pontos que disputou na rede. Comparada a Roger Federer por Kyrgios, a tcheca falou: “Eu assistia a ele jogar, assim como via os seus jogos, e tentei aproveitar algumas dessas características. Eu sempre gostei de jogar assim, é divertido e é por isso que eu tento jogar o melhor que posso”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superada na segunda rodada do US Open, Osaka recebeu convite dos organizadores. A japonesa de 26 anos conquistou as edições de 2018 e 2020. Ela se afastou do circuito, primeiro para cuidar da saúde mental e depois para se tornar mãe no ano passado, De volta às competições desde o início da temporada, Osaka retornou recentemente ao top 100 e ocupa o 88º lugar do ranking. Na estreia, bateu a top 10 Jelena Ostapenko.
Muchova mostrou poder reação no fim dos dois sets
O primeiro set começou com domínio das sacadoras até o empate por 3/3. Muchova, que só havia enfrentado um break-point até então, conseguiu duas quebras no fim da parcial. Osaka, que sempre contou com seu jogo de muita potência nos golpes de fundo e encontrava poucas soluções para a versatilidade da rival, teve a chance de igualar a partida quando vencia a segunda parcial por 5/4, mas não aproveitou seus três set-points e permitiu a reação da rival no tiebreak.
A adversária de Muchova na terceira rodada será a russa Anastasia Potapova, que venceu a norte-americana Varvara Lepchenko por 6/3 e 6/4. A tcheca lidera o histórico de confrontos por 2 a 1 e venceu o duelo mais recente no ano passado, no Canadá.
bem pela Muchova, essa japonesinha é muito chata é metida..
“chato” é ver comentário desrespeitoso de gente sem qualidade. “essa japonesinha” é uma sra. japonesa super querida e respeitada por todos/as os participantes do circuito (jornalistas, organizadores e jogadores/as, no mundo inteiro
Parabéns ao tênis excelente apresentado pela Muchova. Mereceu a vitória.
Mamãe-Osaka:… A ansiedade de querer voltar como antes da gravidez tá alimentando uma ansiedade desnecessária. Ela voltou a competir com só 6 meses depois de ter parido (muito pouco para um corpo de mulher se reestabelecer completamente,,,, vejamos as outras que são mães; voltaram muito tempo depois, ´pelo menos um ano)
Sim .e jogando um tênis de bom nível afinal ganhou da ostapenko que não é qualquer uma.comentário de quem não acompanha tenis luis
Cara como é bonito ver a Muchova jogar e joga demais agora entendemos porque ela tem esta qualidade é devido inspirar no maestro Federer. Se não der pra Bia vou torcer pra ela ganha, mas é uma pena que se não fosse as lesões ela estaria bem melhor.
continua chata , querendo apenas “causar”…
vc não sai de essa trilha, né?… só tem esse repertório… tadinho. Melhora
Muchova joga demais. Tem um jogo diferenciado. Muito talento. Merecida vitória. E a Osaka também joga muito mas deu azar desse encontro ocorrer na segunda rodada. Qualquer jogadora que enfrentasse uma dessas duas na segunda rodada teria perdido. A Ostaoenko deu azar na primeira rodada e perdeu.
Eu adoro a Muchova, pra mim uma das melhores do circuito, não fica só
na pancadaria. Pena que ficou muito tempo afastada por lesão.
Sinceramente, é a jogadora do circuito feminino que mais aprecio assistir desde a aposentadoria da Barty. Assim como, eu também gostava bastante da Radvanska. Foi uma pena a contusão mais séria em um bom momento da carreira desta Tcheca. Torcendo para que avance às fases finais do torneio.
Essa japonesinha chata foi Bi no US OPEN, ex- número 1 do WTA, deu um stop na carreira p/ ser mãe… tem gente q/ não valoriza somente critica, não sabe da história da Naomi Osaka… tem varias conquista de Gran Slam… ela ainda volta ao Top Ten, tem uma variação de jogo fantástico e vários aces por partida, falta-lhe SEGUENCIAS E SORTE… quem não entendem para de falar besteiras…
Impressionante o número de oportunidades perdidas pela Osaka no final do segundo set, batendo forte e jogando bolas na arquibancada, quando tinha a quadra aberta à sua disposição. Para tenista amador já seria desesperador, no profissional beira o ridículo. Falta de tempo de bola, erro de decisão, tanta coisa, que ficava até difícil de assistir. E isso com o estádio inteiro torcendo por ela…
Fãzoca da Muchova. Na torcida. Beijos!
Joga bonito essa tcheca. Oxalá fique livre de lesões.