PLACAR

Monteiro vira contra argentino e também faz quartas

Foto: João Pires/Fotojump

Campinas (SP) – O Brasil terá três representantes nas quartas de final do ATP Challenger de Campinas. Depois das classificações de Orlando Luz e José Pereira no início da rodada desta quinta-feira, foi vez de Thiago Monteiro também avançar na competição. O cearense de 29 anos e 150º do ranking eliminou o argentino Facundo Diaz Acosta, cabeça 3 do torneio e 106º do mundo, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/3 em 2h19 na quadra de saibro da Sociedade Hípica. O evento distribui US$ 130 mil em prêmios e 100 pontos no ranking ao campeão. O Santander é o patrocinador oficial.

“Sabia que ele era um jogador muito sólido do fundo da quadra, então precisei ser intenso”, avaliou Monteiro após a partida. “Mesmo tendo perdido o 1º set, senti que estava bem no jogo e me mantive concentrado. No 2º e 3º sets, elevei meu nível de tênis e consegui terminar de uma maneira muito positiva. Sinto que estou muito preparado para esse torneio”.

Monteiro enfrenta nas quartas de final o boliviano Hugo Dellien, sexto cabeça de chave e 137º colocado. O brasileiro venceu o único duelo anterior, disputado ainda em 2015, no quali para o ATP de Buenos Aires. O reencontro entre eles vai encerrar a rodada desta sexta-feira e acontece por volta das 17h (de Brasília).

A rodada na Quadra João Lima começa às 11h com o pernambucano José Pereira desafiando o cabeça 8 argentino Camilo Carabelli. Logo na sequência, será a vez de o gaúcho Orlando Luz jogar contra o Andrea Pellegrino. Tanto Pereira quanto Luz vieram do quali em Campinas. Também está previsto o duelo entre o argentino Roman Burruchaga e o italiano Luciano Darderi.

A campanha até as quartas de final rende 20 pontos no ranking para Monteiro, que se reaproxima dos 140 melhores do mundo. Caso continue avançando, o cearense tem a chance de terminar a semana perto da 120ª posição em caso de título. A melhor marca de sua carreira é o 61º lugar, de outubro do ano passado.

Disputado em condições mais pesadas, por conta da chuva nos dois últimos dias e também por ser um jogo noturno, o duelo entre Monteiro e Diaz Acosta começou com ralis longos e pouca influência dos saques para a definição dos pontos. Os jogadores trocaram quebras nos primeiros games da partida, e o argentino voltou a pressionar o serviço de Monteiro na reta final do primeiro set para abrir vantagem.

Na segunda parcial, apesar de ter enfrentado alguns games longos em seu serviço, Monteiro conseguiu salvar dois break-points e aproveitou suas chances de quebra para vencer cinco games seguidos e igualar a partida. Cada vez mais ambientado às condições e contando com muito apoio da torcida em Campinas, o brasileiro passou a confirmar seus games de serviço de fomra mais tranquila e quebrou mais duas vezes para abrir 4/0 no último set. Monteiro ainda reverteu um 0-40 para fazer 5/1. Mesmo sendo quebrado na primeira vez que sacou para o jogo, ele soube administrar sua grande vantagem e fechar a partida.

Confira a programação desta sexta-feira em Campinas.

Quadra João Lima – 11h
[Q]José Pereira (BRA) vs. [8]Camilo Carabelli (ARG)
[Q]Orlando Luz (BRA) vs. Andrea Pellegrino (ITA)
Luciano Darderi (ITA) vs. Roman Burruchaga (ARG)
[6]Hugo Dellien (BOL) vs. Thiago Monteiro (BRA)
[3]Diego Hidalgo (EQU)/Cristian Rodriguez (COL) vs. [2]Boris Arias/Federico Zeballos (BOL)

Quadra 3 – 14h30
[1]Guido Andreozzi/Guillermo Duran (ARG) vs. [4]Fernando Romboli/Marcelo Zormann (BRA)

A 13ª edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de EMS Farmacêutica, Esfera, Hospital Vera Cruz, Comgás, Lenovo, Atlas Schindler, Alupar, Taesa, BYD DAHRUJ, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Trinity, EY, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial, Stella Artois Pure Gold, Grupo Placar – Grama Sintética, Aberje, Eletromidia, ESPN e STAR+.

O ATP Challenger de Campinas também reúne o apoio da Sociedade Hípica de Campinas, sede da competição, e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour 100. A realização é do Instituto Sports.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Reveja os melhores lances da final masculina de Wimbledon

Momento histórico: Hewett completa o Slam em Wimbledon

PUBLICIDADE