Montevidéu (Uruguai) – Finalista da edição passada do challenger de Montevidéu, Thiago Monteiro estreou com vitória nesta terça-feira. O cearense de 30 anos e número 2 do Brasil superou o convidado local de 19 anos Joaquin Aguilar Cardozo por 6/2 e 6/1 em 1h17 de partida.
De volta ao saibro depois de ter atuado em uma série de torneios em quadras duras e cobertas na Europa nas últimas semanas, Monteiro tem a missão de defender 60 pontos no ranking nesta semana e tenta se manter no top 100 da ATP. Ele iniciou a semana como número 99 do mundo, mas provisoriamente está caindo para o 109º lugar.
Durante a rápida partida desta terça-feira, Monteiro conseguiu cinco quebras e só enfrentou um break-point. O cearense cedeu apenas três pontos quando colocou o pimeiro serviço em quadra. Ele chegou a vencer cinco games seguidos no set inicial. Já na parcial seguinte, abriu 4/0 e não teve o saque ameaçado em nenhum momento.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Monteiro nas oitavas de final será o paulista Mateus Alves, de 23 anos e atual 282º do ranking. Vindo do quali, Alves precisou de três sets e 3h05 para vencer o equatoriano Alvaro Guillen Meza, 260º colocado, por 5/7, 6/4 e 7/6 (7-4). O confonto entre os dois brasileiros é inédito no circuito.
Orlando Luz supera português e enfrenta Dellien
Ainda nesta terça-feira, o gaúcho Orlando Luz conseguiu um grande resultado. Atual 466º do ranking e vindo do quali, ele superou o português de 20 anos e 168º da ATP Henrique Rocha por 6/0, 3/6 e 6/3. O adversário de Luz nas oitavas será o boliviano Hugo Dellien, cabeça 5 do torneio e 126º do mundo. Dellien lidera o histórico por 2 a 1.
Vitória tranquila, não deu chance pro adversário. Bora Monteiro.
Grande Thiago. Vitória tranquila no retorno ao saibro. Vai precisar de uma boa campanha em pelo menos um desses dois torneios que vai disputar aqui na América do Sul pra garantir a vaga direta no AO. Aliás, foi um dia excelente pros brasileiros, com vitórias de Fonseca, Sell, Monteiro, Heide, Luz e Alves. Acho que fazia um bom tempo que não tínhamos um dia assim no circuito Challenger.
Vitoria protocolar, adversário muitos níveis abaixo do Monteiro
parabéns Luz! que vitória MAIUSCULA! agora vamos com tudo ganhar do triturador. bom jogo, boa sorte, e boas expectativas por aqui!
Vamos brasileiros, na luta e eu na torcida, em especial pelo Luz. Uma pena na oitavas Monteiro X Alves, mas faz parte