Nova York (EUA) – Primeiro brasileiro a estrear no US Open deste ano, o cearense Thiago Monteiro não fez uma apresentação muito inspirada, principalmente nas devoluções. Com isso, o número 2 do país e 75 do mundo acabou sendo presa fácil para o francês Ugo Humbert, que triunfou em sets diretos, marcando parciais de 6/3, 6/4 e 6/4, depois de 2h18 de confronto.
Cabeça de chave 17, o canhoto francês espera agora pelo vencedor do duelo entre Dominic Stricker e Francisco Comesana. Humbert levou a melhor na única vez que cruzou com o suíço no circuito, ano passado na Basileia, e pode enfrentar o argentino pela primeira vez na carreira.
Monteiro teve dificuldade em pressionar o saque de Humbert teve apenas duas chances de quebra e aproveitou uma, logo no primeiro game do segundo set. Do outro lado, o francês colecionou break-points no decorrer da disputa, teve 16 ao todo, mas só converteu quatro, o que foi suficiente para levá-lo à vitória em três sets.
O desempenho do brasileiro com a devolução no duelo de canhotos se resumiu a vence 24 dos 83 pontos disputados nesta situação (29%), enquanto o rival teve aproveitamento de 41%. Humbert ainda terminou o jogo com mais bolas vencedoras do que Monteiro (34 a 23) e também menos erros não forçados (32 a 37).
Francês controla e só leva susto no 2º set
Na primeira parcial, Humbert deixou escapar um break-point no segundo game, mais quatro no quarto, até que no sexto enfim bateu o saque de Monteiro pela primeira vez. O canhoto cearense não conseguiu pegar o tempo da devolução e seguiu em desvantagem até o fim.
A situação parecia que iria mudar quando o brasileiro abriu 2/0 no segundo set, com uma quebra logo de cara. Contudo, ele não manteve o nível alto até o fim e também não teve novas oportunidades de quebra. Do outro lado, o atual 17 do mundo teve seis break-points, perdeu três no terceiro game, converteu um no sétimo e outro no nono para sair de 1/4 para fazer 6/4 e marcar 2 a 0 no placar.
Humbert manteve o grande momento do final da segunda parcial no começo da terceira e venceu mais dois games em sequência, chegando a seis ao todo. Muito firme no serviço, o favorito francês só levou um pequeno susto quando sacou para fechar, enfrentando o segundo break-point da partida. Ele se salvou e logo em seguida confirmou para carimbar a vaga na segunda rodada.
Surpresa seria se o Monteiro ganhasse pelo menos um set.
Pois é.Nem zebra,nem zebrinha,nem zebrassa.Apenas um resultado logico,um top 20 que já tem 6 ATP joga muito mais que um top80 que nunca ganhou(nem vai ganhar)nada.Essa é a realidade.O resto é delrio de ufanista.Vai lá Monteiro pega o cheque gordo da primeira rodada e aproveita o tempo livre pra curtir New York.Pena que agosto é calor demais
Dizer que nunca vai ganhar nada, acho hate demais. O Monteiro tem uns picos e já conseguiu vitórias impressionantes. Se calhar desse “pico” durar uma semana, talvez ganhe um ATP 250 algum dia. Mas é isso, todo mundo tem um teto de performance, o dele não é alto o suficiente pra ficar no top 50, muito menos top 20, é mais uma questão de gerenciar expectativas e se manter onde cabe pra ele.
Perfeito Rafael.
Um comentário sério, respeitoso, mas que não descarta a realidade.
O Monteiro vencer um jogo desses ou um torneio grande, é quase um sonho.
Monteiro não ganha atp. Achar isso não é ser hater.
Se vc acompanha um pouco do circuito e conhece outros jogadores, conseguiria notar que faltam armas para ele triunfar nesse nível. Talvez se tiver a sorte em um atp esvaziado como foi esse wta pra Bia.
Challenger também é ATP.
Sim, mas quando falamos que ele não ganhara atp, nao é sobre quem organiza e sim, sobre a nomenclatura.
Challenger se chama challenger. Grand Slam não se chama itf grand slam. Atps são os eventos atp250, atp500 e atp1000
Não acho hater
Não vai ganhar nunca um ATP
Challenger vai precisar ter uma semana fora da curva
Fraquíssimo
Muito bem escrito top 50/60
O Monteiro não é mau jogador, mas também não é bom. É só mais um “operário das raquetes”, como outras centenas. Foi lá, pegou o “salário”, e voltou. Segue o enterro.
O primeiro home a perder no USOpen
Primeira rodada do US Open, ATP e WTA, 10 pontos e US$ 100 mil.
Vc tem participação nos ganhos?
Para surpresa de zero pessoas.
Surpresa zero! Ou alguém esperava que fosse diferente?
Perdeu, não foi surpresa, mas o fato é q eu nunca vi o Monteiro dando xilique em quadra, maos nos quadris, esbravejando, nunca vi ele discutindo com juizes, etc…. Nunca vi o Monteiro fazendo corpo mole, como outros. Tiago é um guerreiro, e foi mais longe q todos esperavam. Bola pra frente.
Vc enxergou isso como vantagem, mas outras pessoas enxergam isso como falta de brio, de vontade… pessoas que extravasam bastante geralmente é por muita vontade mesmo..
Nada disso, prezado! Tem muito mais a ver com a personalidade do jogador… Monteiro sempre batalhou muito em todos os jogos e torneios! O fato de não esbravejar e reclamar é apenas por perceber que isso não traz nada em termos de concentração ou melhoria no seu jogo.
Monteiro é sempre o mesmo. Às vezes perde o saque por um vacilo feio, mas ele é constante na sua carreira, nos seus jogos, já sabemos o q esperar dele. Previsível nas suas limitações. Não tem apagões, como a ex-namorada dele, q podia estar vencendo um set por 5/0 e perde no tie-break. Ou o contrário, perdendo de 5/0 e ganhar 7 games seguidos.
Deu a lógica. Bola pra frente.
Surpresa zero
Resultado normal, não é aí que tá o ganha pão do Monteiro. Checão de 100 mil doletas no bolso, hotel grátis, turismo na Big Apple e semana que vem bora voltar ao trabalho. Queria eu que me pagassem 500 mil reais pra eu passar uma semana em NY jogando tênis.
Tenista melancólico
Vai terminar a carreira bem de vida, sem ganhar nenhum ATP e segue o jogo
É o Barichello das quadras
Barrichello foi vice campeão mundial em duas oportunidades, comparação com Monteiro é bem descabida.
Thiago é um tenista para oscilar ali entre 50 (na sua melhor fase possível) e 150 do mundo, o que obviamente já é muita coisa.
Entre 50? Ele nunca nem furou o 60…
Opa!!Não concordo.O Barrichelo ficou podre de rico e ganhou muitas corridas.Foi numero 2 do mundo.Bem looonge do troco(pra um tenista de ponta) e o 0 ATP e o top 80/130 do currículo do Monteiro
Comparação injusta. O paralelo justo para o Monteirão da Massa em termos de fórmula 1 seria Tarso Marques, Pedro Paulo Diniz, Luciano Burti etc. Barrichello tá muito acima.
Resultado absolutamente normal. Nenhum demérito perder do Humbert. Era amplo favorito, está em outra prateleira em relação ao Monteiro.