PLACAR

Monteiro reage e elimina o cabeça 2 Cerúndolo na Argentina

Foto: João Pires/Fotojump

Santa Fé (Argentina) – Com uma excelente reação na reta final da partida, Thiago Monteiro estreou com vitória no challenger de Santa Fé, em quadras de saibro na Argentina. Número 2 do país e 126º do mundo, Monteiro desafiou o argentino Juan Manuel Cerúndolo, segundo cabeça de chave e 99º do ranking, e venceu por 6/3, 2/6 e 7/6 (7-4) em 2h30. O brasileiro chegou a estar perdendo o último set por 5/2.

A vitória é uma revanche para Monteiro, que havia perdido para Cerúndolo nas quartas do ATP de Córdoba em 2021. Na ocasião, o jovem argentino fez uma grande semana e conquistou o título. O cearense de 29 anos e campeão em Campinas há menos de dez dias também se recupera da eliminação sofrida na estreia em Buenos Aires.

Monteiro chegou a fazer um bom primeiro set, em que não enfrentou break-points e aproveitou sua única chance de quebra, mas não repetiu o mesmo desempenho no saque na segunda parcial e sofreu três quebras. Diante de um rival reconhecido por sua solidez nos ralis de fundo e que trabalhava bem pontos até encontrar a bolas de definção, o brasileiro acabou cometendo erros e duplas faltas em momentos importantes.

Logo na abertura do terceiro set, Cerúndolo conseguiu uma nova quebra e saiu vencendo por 3/0. E ainda que a parcial tivesse alguns games longos, o argentino seguia sem ter o serviço ameaçado até liderar por 5/2. Só então, quando o rival já sacava para o jogo, Monteiro teria oportunidades de ameaçar o saque do argentino e devolveu a quebra antes de buscar o empate. Confiante, o cearense forçou o tiebreak. Ele estava perdendo por 4-2, mas Cerúndolo errou um voleio e cedeu a igualdade. E na reta final da partida, o jogo mais agressivo do brasileiro foi recompensado e ele conseguiu a vitória.

Boscardin cai na estreia, Meligeni encara Delbonis
O adversário de Monteiro nas oitavas de final será o espanhol Carlos Taberner, 395º do ranking, que venceu no início da rodada o catarinense Pedro Boscardin, de apenas 20 anos e 427º do mundo, por 6/4 e 7/5 em 1h59 de partida. O confronto inédito entre Monteiro e Taberner será às 14h30 (de Brasília) desta quarta-feira.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

Boscardin veio do quali na Argentina e receberá quatro pontos na ATP. Ele disputaria também a chave de duplas ao lado do anfitrião Gonzalo Villanueva, mas seu parceiro desistiu do torneio por lesão no pé esquerdo. O norte-americano Alafia Ayeni e o italiano Facundo Juarez vão diretamente às quartas.

A rodada de terça também foi de definição para o próximo adversário de Felipe Meligeni. O paulista de 25 anos e 142º do ranking desafia o experiente argentino Federico Delbonis, canhoto de 33 anos e ex-top 40. Atualmente apenas na 291ª posição, Delbonis venceu o jamaicano Blaise Bicknell por duplo 6/2. O argentino venceu o único duelo anterior contra Meligeni, disputado na atual temporada em Santiago. O reencontro também será na quarta-feira, no fim da tarde.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE