Bratislava (Eslováquia) – Não deu para o cearense Thiago Monteiro no quali do challenger de Bratislava. Depois de passar pela estreia no sufoco, nesta segunda-feira ele foi derrotado na última rodada. Seu algoz foi o russo Alibek Kachmazov, que levou a melhor nos dois tiebreaks da partida, vencendo com o placar final de 7/6 (12-10) e 7/6 (7-4).
Apesar da eliminação em uma batalha de 2h10, Monteiro ainda nutre alguma expectativa de entrar na chave, uma vez que era o cabeça de chave número 1 da fase qualificatória, podendo se beneficiar com alguma desistência de última hora para jogar como lucky-loser. Por enquanto, o carioca João Fonseca é o único brasileiro na disputa principal em Bratislava.
O cearense tinha ranking para entrar direto na chave da competição, na qual seria um dos oito principais pré-classificados, mas não se inscreveu e teve que disputar a fase classificatória.
Atual número 100 do mundo, após uma queda de duas posições nesta semana, o canhoto cearense está ganhando provisoriamente dois lugares, indo para o 98º posto, mas corre o risco de sair do top 100, já que tem apenas cinco pontos a mais do que o argentino Francisco Comesana, atual 101º no ranking da ATP.
Desempenho nos break-points faz a diferença
Monteiro fez um jogo bom contra o russo de 22 anos e atual 186 do mundo, teve bom aproveitamento de saque, vencendo 73% dos pontos disputados, mas falhou nos momentos importantes. Apesar de ter vencido mais pontos que o rival (91 a 87), ele sofreu nos break-points, foi quebrado no único que teve contra e converteu apenas um dos sete que teve a seu favor, o que fez toda a diferença.
O primeiro set não teve quebras e sequer um break-point disputado, com a definição indo para o tiebreak, no qual o brasileiro perdeu três set-points e Kachmazov dois, fechando na terceira chance que teve. Depois de perder três chances de quebra no segundo game do segundo set, Monteiro perdeu o saque no terceiro.
A vantagem de Kachmazov foi ameaçada em duas oportunidades, com o russo se salvando no oitavo game, evitando mais dois break-points no oitavo. Sacando para fechar em 5/4, ele enfim perdeu o serviço, no sétimo e último break-point de Monteiro, que concretizou a quebra de zero, mas depois levou a pior no segundo desempate do jogo e acabou derrotado pelo rival russo na última do quali.
Adversário perdeu pro Bonzi em 3 tie breaks semana passada . Era casca . Sacador . Daí nos tie breaks é quase roleta russa . Não deu !!
O próprio Monteiro já ganhou do Bonzi quando o francês tinha um ranking melhor. Ele não pode ser parâmetro para atestar qualidade do adversário. Monteiro não jogou bem. Paciência e que venha a vaga como Lucky Loser.
Na torcida para entrar Na chave principal…
jogar 5 tie-breaks nos dois jogos, ´deve ser a primeira vez na carreira dele….
Escapou ontem contra o top 1000
Hoje contra um melhorzinho não teve jeito
Terrivel
Bom e nosso sell
kkkkkkkk
Coitado do Monteiro.
Ele poderia ter se inscrito em Bratislava, mesmo tentando o quali do 1000 de Paris? Se sim, que coisa…
Não poderia..
Triste, tomara que consiga entrar como Lucky Loser
Na torcida para que entre. Torço muito pelo Monteiro, mas hoje depois do primeiro set parei de assistir. O que ele cometeu de erro não forçado é uma grandeza! Eu acho que em Challenger não há estatística de unforced erros mas foi demais. O pessoal crítica muito os enf’s do Wild e do Fonseca mas eles cometem esses erros buscando winners. O Monteiro erra em troca de bola papai-mamae e põe a bola 1 metro fora da linha! Demais!
Semana pra esquecer, ainda bem que a Eslováquia eh barata.
Muita gente Vai comentar sem sequer ter visto o jogo. A Quadra era muito rapida e nao tinha espaco lateral, pra dizer a verdade Uma das quadras mais estranhas que ja vi em um challenger. O Russo saca muito bem e esta Quadra rapida favoreceu muito o jogo dele.
Cara o Monteiro sabidamente em geral saca bem e de forma mto regular mas, tem certamente uma das piores devoluções de um top 200..
Logo, sobretudo em superfícies mais velozes como essas Hard Indoor o normal dos jogos dele é realmente esse festival de tie breaks contra qlqr um q saque com o mínimo de proeficiência..
Hj ele até foi melhor doq eu esperava, Russo jovem, afeito ao piso, vindo de semi final em ATP recente, fez semi final no torneio q o Fonseca jogou semana passada.. eu sinceramente achei q o Thiago perderia com mais facilidade mas n, fez um jogo bem parelho e teve chances nos 2 sets.. uma pena sobretudo os BP q perdeu em 3 serviços seguidos do Russo no 2° set..
A Quadra era muito estranhas, sem muito recuo e inclusive Com Paredes nos Quatro lados muito proxima das linhas. A bola voava….
Está jogando muito abaixo do seu nível. Quadra rapidíssima não é boa para Monteiro. Poderia ter feito a gira de challengers brasileiros e sul-americanos, todos 100. Estranho
Tvz o cheque dos ATP250 e 500 que disputou tenha pesado. É a única explicação razoável.
Mas nós conhecemos o enredo: sem ranking, já já ele volta a focar nos challengers, descola umas boas campanhas e volta a figurar em segurança na lista para o AO.
Volta para os Challengers no saibro da America do Sul Monteirão! Você é o único brazuca capaz de barrar o Dellien!
Ele tá inscrito em Montevidéu e encerra ano em SP.
Triste fim de Policarpo Quaresma!
Muito esforçado, e só!
Melhor sorte no futuro!
Rolando Challengers no Brasil e na américa do sul e o Monteiro indo para Europa tomar taca em torneios que claramente estão muito acima do nível dele. Não consigo entender isso.
Vamos aguardar. Ainda pode entrar. Pode haver desistências.
Também não entendi o que o Monteiro foi fazer nesse tipo de quadra. Nada a ver.
Ao contrário do Fonseca que, iniciando a carreira, deve tentar ser o mais eclético possível se pretende (e ele pretende, com certeza) ser um jogador top 10. Aliás, no momento, vai engrossando com o veterano Kukushkin, estão no terceiro set, 1-1.
Já era pra ter perdido ontem para o top 900
Voltamos aos quali de Challenger
é Monteiro. jogar em quadra coberta em Bratislava é igual picolé de chuchu. estava preparado pra isso? acho que não. pois escapou da derrota pro moço ontem número 1.000 do ranking. e hoje contra Kachmagov ocorreu o esperado. em quali de chalenger aiaiai. volta pra américa do sul. tinha Guayaquil… tinha até Lajeado pra rever os amigos e atender as crianças e jovens que gostam de você.