Como (Itália) – Depois de dois dias de espera, com a programação atrasada por causa da chuva, o cearense Thiago Monteiro voltou para as quadras de saibro do challenger de Como neste sábado e acabou eliminado nas quartas de final, com uma derrota em três sets para o croata Duje Ajdukovic, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/4, em 2h02 de batalha.
Atual 169º do mundo, o canhoto cearense precisava ir mais longe no torneio para evitar uma nova queda no ranking, caindo provisoriamente para o 173º lugar. Contudo, ele ainda pode se recuperar antes do próximo ranking, já que na semana seguinte segue na Itália e tenta somar pontos no challenger de Gênova.
Cabeça de chave número 2, Monteiro por pouco não começou a partida com quebra, mas perdeu os dois break-points que teve no primeiro game. As chances desperdiçadas fizeram a diferença mais tarde, uma vez que Ajdukovic aproveitou um dos dois break-points que teve no sexto game e com isso largou na frente.
O equilíbrio se manteve na segunda parcial, que também foi definida nos detalhes. Desta vez o brasileiro não deu chances ao rival e conseguiu uma quebra solitária no décimo e último game para empatar o jogo e levar a definição para o terceiro.
No set decisivo, quem foi superior nos pontos importantes acabou prevalecendo. O croata de 24 anos e atual 258º do mundo soube lidar melhor com as oportunidades, salvou um break-point no quarto game e na única chance que teve, garantiu a quebra decisiva no sétimo. Ele então administrou a vantagem até o fim e fechou no terceiro match-point.
Ajdukovic voltará a jogar mais tarde neste sábado para completar a rodada dupla que definirá os finalistas do challenger de Como. Ele medirá forças contra o argentino Juan Bautista Torres (437º), que levou a melhor sobre o tenista da casa Jacopo Berrettini (371º) de virada, com o placar final de 3/6, 6/2 e 7/6 (9-7).
É. Não era um jogo de amplo favoritismo, mas sinto como se fosse mais uma oportunidade desperdiçada. Continuo na torcida pelo Monteiro, mas parece cada vez mais difícil imaginá-lo em alto nível de novo.
De novo?
Tudo é questão de perspectiva. A nivel atp, o Monteiro nunca esteve em alto nivel. Mas creio que ele quis dizer alto nível do Monteiro sendo voltar ao top80.
Tbm acho. Uma pena. Era um título possível mas me parece que a idade começa a pesar no físico do Monteiro.
Jajá aparecem os abutres pra criticar (os mesmos que somem nas derrotas do selvagem e aparecem nas derrotas da Bia)
Nem vou falar nada, pq eu sou sarcástico, e tem sempre alguem q nao entende, ou na dúvida, sai metralhando. Quer saber se eu estou surpreso com a derrota? Olha, o Monteiro foi longe na carreira, é guerreiro. Mas agora é ladeira abaixo. Sinto muito.
Jogo parelho com 258 do mundo. Detalhes. Brazilian Storm
Complicado mesmo,nem como cabeça 2 ele engrena,pelo menos fez melhor que Wild,cabeça 1
Como eu imaginava,não passaram das quartas mesmo sendo favoritos,lamentável a fase deles
Torço por eles,mas é muito desapontamento
É daí pra baixo
Pra esse Monteiro de hoje em dia realmente seria uma batalha difícil, não sei se ele tem alguma contusão ou alguma limitação, mas ele decaiu demais fisicamente esse ano. Principalmente de pulmão. Tá com o físico do Wild e com isso os resultados comeãram a ficar semelhantes também…. uma pena Monteiro costumava ser um grande lutador
Mais um Challenger fraco que termina com um banho de água gelada.
Ele voltando com a Bia será q os nao melhoram?
Os dois*