Monteiro leva virada e para na estreia do quali na Basileia

Foto: André Gemmer/CBT

Basileia (Suíça) – Único brasileiro inscrito no ATP 500 da Basileia, o cearense Thiago Monteiro não passou da estreia no qualificatório da competição disputada sobre piso duro e coberto na Suíça. Na manhã deste sábado, ele até saiu na frente do holandês Botic van de Zandschulp, número 68 do ranking e cabeça 6 da fase prévia, mas acabou levando a virada pelo placar de 6/7  (5-7), 6/4 e 6/4, em 2h37 de partida.

Na sequência do torneio, Zandschulp enfrentará o belga David Goffin, ex-top e principal favorito do quali, que derrotou também de virada o alemão Yannick Hanfmann, parciais de 6/7 (2-7), 6/1 e 6/4. Vice-campeão do torneio em 2014, Goffin levou a melhor no único duelo contra o holandês, no saibro de Madri em 2022.

Esta é a segunda derrota consecutiva de Monteiro, que também foi eliminado na estreia do ATP 250 da Antuérpia na última segunda-feira, caindo em três sets para o argentino Mariano Navone. O atual número 2 do Brasil e 88 do mundo seguirá agora para Paris, onde disputará o quali do último Masters 1000 da temporada. Antes de encerrar a temporada europeia, ele ainda disputará mais um ATP 250 a definir.

Jogo equilibrado e chance desperdiçada

Firme desde o primeiro ponto, Thiago Monteiro começou o jogo pressionando o saque do adversário e conseguiu uma quebra logo no game inicial. O brasileiro manteve a vantagem até a reta final do set, mas na hora de sacar para fechar a parcial permitiu o empate do holandês. A decisão acabou indo para o tiebreak, e o canhoto de 30 anos prevaleceu, abrindo 1 a 0 no placar.

Thiago foi quem teve a primeira oportunidade de sair na frente também no segundo set, mas desperdiçou break-point precioso no segundo game. Na sequência, Zandschulp converteu uma das duas chances de quebra que teve e seguiu tranquilo para empatar o jogo.

A parcial decisiva foi a mais equilibrada de toda a partida, com domínio total dos sacadores até o nono game. Foi quando Thiago Monteiro teve um momento de baixa e cedeu três break-points. Ele conseguiu salvar os dois primeiros, mas no terceiro não teve jeito, e o holandês sacramentou a vitória na sequência com um game de zero.

Subscribe
Notificar
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gustavo
Gustavo
4 horas atrás

Fase boa

Oscar Riote
Oscar Riote
4 horas atrás

Resultado normal. Basileia é muito forte para o Monteiro.

João Sawao ando
João Sawao ando
4 horas atrás

Vamos para O próximo torneio Monteiro

F.F.
F.F.
4 horas atrás
Responder para  João Sawao ando

Seus comentários são CtrlC, CtrlV
Parabens

NFdS
NFdS
1 hora atrás
Responder para  F.F.

Pelo menos são positivos.
Ao contrário dos seus, que são sempre CtrlC + CtrlV negativos…

Paulo
Paulo
47 minutos atrás
Responder para  NFdS

Esse FF é o mesmo cidadao de antigamente ? Credo

Verridiana Parmegieri
Verridiana Parmegieri
4 horas atrás

bom dia internautas. esse torneio é muito forte para nosso Ponteiro. os críticos vão me chamar atenção, mas essas batalhas quase intermináveis em quadra (algo rotineiro do nosso guerreiro) são um drama para nós torcedores. ele precisa de mais equilíbrio. ao que parece vai sair do top 100. mas acho que vem por aí uma sequencia de chalengers na américa do sul, né? ele precisa aproveitar, senão tchau tchau top 100.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
3 horas atrás

Muita ilusão do Monteiro jogar esses torneios grandes em um piso que não é seu ganha pão, resultado é que não ganha de ninguém, seria bem melhor ter jogado os Challengers da América do Sul, terminaria o ano no mínimo no top 70 e começaria 2025 sem precisar jogar quali até os masters de Indian Wels e Miami

Fred Magalhães
Fred Magalhães
2 horas atrás
Responder para  Jorge Luiz

Concordo. Quadras indoor rápida somente se tivesse muita gordura pra queimar o que não é o caso.

Rockton
Rockton
2 horas atrás
Responder para  Jorge Luiz

Verdade.

Aridelson
Aridelson
3 horas atrás

Péssimas escolhas esses 2 últimos torneios! Tinhas pontos a defender deveria fatalmente jogar os Challengers no Brasil pra ver se conseguia defender alguma coisa

Refaelov
Refaelov
3 horas atrás

Olha eu normalmente aplaudo o tenista BR q sai da zona de conforto do saibro Sudaca e vai tentar se aventurar nos principais torneios do circuito mas, na situação específica do Monteiro, achei uma aposta arriscada demais.. N seria nenhum absurdo ele perder mais 2 rodadas iniciais nesses torneios restantes e ficar as portas de sair do Top 100, oq o deixaria em sério risco de não conseguir entrar diretamente nas chaves principais dos ATPs sudacas de 2025..

André Borges
André Borges
1 hora atrás

ATP500 no Hard o que vier eh lucro. Vida que segue.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.