Madri (Espanha) – Depois de conseguir furar o quali para entrar na chave principal do Masters 1000 de Madri, o cearense Thiago Monteiro manteve o embalo e conquistou uma grande vitória na primeira rodada. Nesta quinta-feira, ele teve uma grande atuação e bateu o sérvio Dusan Lajovic em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3.
Classificado para a segunda rodada, o número 2 do Brasil e atual 118 do mundo terá pela frente um páreo duríssimo contra o grego Stefanos Tsitsipas, cabeça de chave número 6, que vem em grande forma após conquistar o título do Masters 1000 de Monte Carlo e ficar com o vice no ATP 500 de Barcelona.
Esta foi a quarta vitória do cearense em 13 partidas de Masters 1000 e também a quarta em sete jogos contra Lajovic. Contra Tsitsipas, ele fará seu décimo jogo diante de um top 10, somando seis derrotas e três vitórias, uma delas na atual temporada no Rio Open, onde contou com desistência de Carlos Alcaraz logo no começo do jogo.
As duas vitórias no quali e mais essa na primeira rodada na chave principal vão ajudar Monteiro a recuperar um pouco de terreno no ranking. Por enquanto ele está ganhando nove colocações e subindo para o 109º lugar. Para voltar ao top 100, o brasileiro precisará de pelo menos mais dois triunfos na Caixa Mágica.
Solidez foi destaque no começo
O primeiro set foi bastante equilibrado, com uma atuação muito consistente de ambos os lados, mas com Monteiro mostrando um pouco mais de desenvoltura em seus games de serviço, vencendo 78% dos pontos contra 64% de Lajovic. O melhor desempenho do cearense acabou sendo recompensado na reta final, quando conseguiu uma quebra solitária para largar na frente.
Monteiro teve desempenho muito sólido para fechar a parcial inicial, conseguiu levar a melhor no número de bolas vencedoras (5 a 4) e ainda cometeu menos erros não forçados que o rival sérvio, com apenas dois contra três de Lajovic.
Cinco games que definiram o jogo
Aproveitando o bom momento, o canhoto cearense chegou a engrenar uma sequência de cinco games, já que além de faturar os dois últimos do primeiro set, com uma quebra de zero para fechar, também venceu os três primeiros do segundo, batendo o saque de Lajovic no segundo game, no qual o sérvio chegou a ter 40-15, mas Monteiro lutou e foi buscar o break-point.
Sólido do começo ao fim, o brasileiro controlou a partida e não teve problema para administrar a vantagem obtida na largada da segunda parcial. Monteiro fechou o jogo, após 1h12 de duelo, com 83% de aproveitamento no saque, contra 60% de Lajovic, teve mais bolas vencedoras que o rival (13 a 9) e cometeu os mesmos 10 erros não forçados do sérvio.
Jogou como a meses não jogava. Arrebentou, vitória muito grande. Parabéns.
Tem que aproveitar o momento, que venha o grego e vamos pra cima. Chances mínimas de ganhar, mas já está no lucro.
Acho que fazia anos que não jogava tão consistente num torneio destes… Muito bacana o Monteiro mostrar que ainda tem lenha para queimar.
O grego vai entrar em ritmo de treino e sem nenhuma ambição, ele precisa descansar pois tem jogado muito ultimamente.
Eu cantei essa vitória aqui, ontem. Thiago jogou muito bem, bem sólido. Já está no lucro total.
Vamos Monteiro
Se jogar pesado o forehand na esquerda do Tripas poderia dar certo, não?
sempre lembro do Fino sobre a vitoria contra o Sampras…
Situação bem diferente amigo , o pete Sampras era muito bom em quadra rápida mais em saibro muitas vezes parecia um juvenil
É isso aí mano, bola alta com bastante topspin no backhand do magrelo que ele grita
Não acho que é parâmetro para comparação. Apesar da esquerda ser um ponto fraco do Tsi, é bem melhor que a do sérvio de hoje. Além de todos os golpes melhores… o unico ponto negativo é que ele joga melhor em pisos mais lentos, Madrid é bem rápido.
Oloco! Que atropelo! Thiagão foi um verdadeiro paredão!!!
A altitude é muito boa pro Monteiro que tem um saque fortíssimo e empurra o adversário pra trás, chance mínima contra o tsitsipas, mas vai como Franco atirador, qualquer coisa a partir daqui já é lucro
Exato, falei isso ma prévia, as condições de Madri potencializam o jogo dele..
Hoje pode chamar o Thiago de “ MONTEIRÃO DA MASSA” grande partida e passou o trator em cima do adversário.Se jogar assim contra o Grego,pode surprender
Top 100 é bem ali. Grande vitória…
O roteiro do Rio Open vai se repetindo em Madrid, com esses três brasileiros top!! E em RG, teremos Heide para somar.
Grande Monteiro!
Vai pegar uma pedreira, talvez o melhor jogador de Saibro neste ano, mas quem sabe não pinta uma zebraça!
A estratégia vai ser clara, castigar o backhand do Grego…
MOnteirão calando a boca dos haters!! Vai de sangue doce contra o Tsitsitsitsipas!!
Péssimo dia para os haters com a vitória do Monteiro e da Bia. Hoje não vai dar para depositar a frustração pessoal deles nos atletas brasileiros. Vão ter que esperar pelo menos até a próxima rodada. Estão eternamente em busca de um pretexto para diminuir os outros na tentativa de encobrir seu complexo de inferioridade. Daqui a pouco o João Fonseca vira alvo de comentários pejorativos, pois não poupam ninguém. Patético.
Falei que era uma boa opção pegar o Lajovic…
Jogador mediano igual o Thiago e com backhand de uma mão sofre contra canhoto de saibro.
Mas agora não tem a menor chance na próxima rodada
Mas, ué!? O tripas tb tem Backhand de uma mão. Tua lógica faz e desfaz como bem entender?
Não tem nem comparação Tsipas e o lajovic né filhão… isso que eu disse é sobre jogadores de nível semelhante como o Monteiro e o Lajovic. Tsitsipas é nível muito acima desses dois…
Tsistsipas é mais jogador? Sim. Mas tem muitas ressalvas mentais em seu jogo. Creio que se o monteiro jogar como jogou hj e castigar na esquerda do grego, tem chances sim. Ele é canhoto e o grego sofre com canhotos em saibro.
Consistência, quase 90% de aproveitamento do primeiro serviço, muito spin na esquerda de uma mão do Sérvio e devoluções profundas. Talvez a melhor partida que vi do Thiago nos últimos tempos. Não vi os jogos do qualy, mas o andamento dos placares dava mostras de que o brasileiro parecia estar sólido, e isso se confirmou hoje. Jogaço, contra um adversário extremamente talentoso. Bora pra cima do grego, mantendo esse nível de jogo, vai dar MUITO trabalho. Quem sabe? Pra cima, Thiago!!!
Monteirão da Massa! Grande Vitória! Na próxima rodada é castigar o backhand do Tsisipas e esperar que o grego não esteja em um bom dia. Monteiro já tá no lucro!
Surpresa!
Ele venceu um jogador cansado mentalmente, que ia vencendo justamente Tsitsipas no final de semana em Barcelona, buscando forçaspara outra semana intensa. E quem está mais cansado das batalhas, Lajovic ou o grego? Acho que são boas as chances.
E o Orlando Luz venceu duas vezes o Monteiro esse ano. Pq esse cara não engrena? Ele tem muito mais bola do que esse ranking de top 300.
Quanto ao Monteiro é acreditar, forçar ao máximo o backhand do Tsitsipas e ir pro risco. Parabéns pela excelente vitória!
Orlandao joga mais mesmo. Só que não é tão consistente, tem o problema de visão, de peso e é destro, sendo mais difícil ter barbadas como um cara com o backhand vacilante como o Lajovic.
Eu te explico: brasileiro contra brasileiro vira leão, dinossauro, touro. Contra estrangeiros perdem a motivação e são displicentes.
Penso o mesmo q voce Luiz, o Orlando é um craque e não entendo esse ranking dele.
Respeita o Monteirão da massa, quebrou o sérvio e a banca,para o desespero dos haters.
Grande vitória do Monteiro. Digna de aplausos mesmo. A Bia já tá tratorando a italiana. Deve vencer também. E acho que o Fonseca vai ter chances contra o americano. Acho que se todos passarem podemos ter um feito inédito do tênis brasileiro. Não lembro de algum Master 1000 onde quatro brasileiros avançaram pelo menos uma rodada na chave principal.
Sim será um dia glorioso! Hahahah
Grande Monteiro, grande guerreiro
Olha aí o Monteiro voltando com garra. Parabéns, bora retomar o top 100.
Parabéns!!!!!
N assisti o jogo(infelizmente n poderei ver nenhuma das partidas dos BRs hj) mas pelas estatísticas foi uma senhora atuação do Monteiro, % de 1°saque em quadra e de pontos com o 1° serviço absurdamente altos, nenhum BP cedido.. parabéns ao Cearense, se mantiver esse aproveitamento contra o Grego, terá suas chances..
Monteiro é o cara que venceu Alcaraz perdendo só um game. Tem que respeitar!!!
choram haters
Belíssima vitória do Monteiro. Este torneio pode ser a virada do Monteiro no ano, recuperar sua confiança e ir atrás dos resultados que lhe colocam de novo no TOP100. Próxima rodada tem que deixar tudo em quadra e jogar sem responsabilidade. Vencer o Tsitsipas seria a maior vitória da carreira, considerando que o jogo contra o Alcaraz só durou um game. Claro que o grego é favoritaço, mas vamos torcer.
Grande Monteirão da Massa!
É isso aí!!
Brazilian Storm !!!
Chora haters….
E que venha o Tripas!! sem choro de papai… Papaidoupoulous.
Sei que é engraçado e tentador bancar o palhaço fazendo stand-up nos comentários criticando o Thiago quando ele perde, mas vocês já pararam pra pensar quantos aqui já estiveram entre os 100 melhores profissionais da sua área e ganharam EM MEDIA 114 mil reais de salário todos os meses em seus 12 anos e meio de carreira? A piada perde rapidamente a graça…..
Diria que 99% não foram os 100 melhores nem do próprio bairro onde moram
Gostam de depreciar, não tem a origem humilde do Monteiro, não são de uma região onde mal se pratica o tenis (Nordeste) e vejam onde ele conseguiu chegar . Aposto q voces não sabem nem mandar uma bolinha decente pro outro lado da quadra. Com todos as dificuldades o cara conseguiu se manter no top 100 por um bom tempo.
Hoje não tem comentário de FF , realista ,Veridiana ,Scott e outros seca pimenteiras kkkkkkk Se eles aparecerem para fazer algum comentário positivo , ganham mais credibilidade , caso contrário se mostram haters mesmo.
Exato!
Péssimo dia para os haters com a vitória do Monteiro e da Bia. Hoje não vai dar para depositar a frustração pessoal deles nos atletas brasileiros. Vão ter que esperar pelo menos até a próxima rodada. Estão eternamente em busca de um pretexto para diminuir os outros na tentativa de encobrir seu complexo de inferioridade. Daqui a pouco o João Fonseca vira alvo de comentários pejorativos, pois não poupam ninguém. Patético.
O tal do Scotton cravou na 1a vitória do quali que tinha sido sorte e acabaria ali. Não apareceu mais. Qdo o Monteiro perder, provavelmente do Tsitsipas, ele volta e diz “muito fraco. Ladeira abaixo”
A Bia passou também, se o Fonseca passar vai ser um 4 em 4.
É já estava na hora de jogar tênis né. Perdendo pra vários amador
Parabéns Monteiro! Vitória inconteste. Agora é só jogar na esquerda do Tsitsipas.
Monteiro x Tsisipas e Wild x Alcaraz? Olha que cenário legal. Ambos podem aprontar sim…claro que o Selvagem tem mais uma ainda antes do Espanhol.
E vai que o xovem João apronta tbem?
Parabéns Monteiro.
Continue concentrado e definido na estratégia.
Tem que jogar na esquerda do Tsitsipas. Não vire a bola, só na certeza do Winner.
Força Monteiro.
Continua ainda aquela receita do joga na esquerda? Alguém chama o técnico do Monteiro aqui. Temos a fórmula pra ele virar top 10 neste fórum.
Agora todos dão parabéns, ontem era que azar no sorteio… foi pegar o cheque e até deu sorte no quali, mas não passa da 1a rodada. Viva MONTEIRAO DA MASSA, mostra o top 60 que já foi e 5 anos de top 100. Respeito que ele merece. O Fonseca estou na torcida pra quebrar a banca. 4 Brazucas passando na 1a. Rodada de master 1000 ( a Bia já passou tb)
É, de fato foi bem, o Lajovic é muito melhor que ele. Mas da próxima ele não passa. Tsisipas é um alienígena perto do Monteiro.
Feliz pela apresentação e classificação do Monteiro , acho difícil ganhar do Grego mais de qualquer forma pode ser um ponto de partida pra uma possível recuperação técnica e profissional dele .
Monteiro jogou DEMAIS hoje. Muito mesmo.
1º saque BRUTAL. Forehand afiado e agressivo…
A maioria desses críticos do Monteiro é troll xenófobo. Criticam o cara independente do que ele fizer. Esse Leo Alquingel e esse FF realista são dois que criticam o Monteiro desde sempre.
E há um outro que chama o Monteiro de ‘enganador’.
Pois é Dalcim. É triste ver comentários troladores de gente desqualificada…falando mal de uma pessoa muito digna e trabalhadora como o Monteiro.
O cara segurou as expectativas do tênis brasileiro quase sozinho durante 5 anos, sendo top 100 e chegando a top 70. E pracesses xenófobos, nada do que ele faça é o bastante.