Rio de Janeiro (RJ) – Quadrifinalista no ano passado, o cearense Thiago Monteiro foi o primeiro brasileiro a vencer na atual edição do Rio Open. Nesta segunda-feira, o canhoto de 30 anos teve bastante trabalho na abertura da rodada noturna na Quadra Guga Kuerten, mas superou de virada o argentino Facundo Diaz Acosta, ex-top 50 e atual 119º do ranking, marcando as parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7-3) em 2h38 de confronto.
Com o resultado, Monteiro encerra um longo e incômodo jejum de quase sete meses sem vencer uma partida em chaves principais na elite do circuito. Seu último triunfo havia acontecido na primeira rodada de Umag, em julho. Desde então, ele acumulou sete derrotas em sete jogos, considerando eventos de nível de ATP, Grand Slam, Jogos Olímpicos e United Cup.
Na atual temporada, Thiago conhece sua quarta vitória em oito partidas, sendo que três desses compromissos foram no qualificatório do Australian Open. Na semana passada, ele caiu na primeira rodada da fase prévia de Buenos Aires, sendo superado pelo paulista Felipe Meligeni.
Atual número 99 do ranking, Monteiro defende nesta semana os 100 pontos do Rio Open do ano passado e já garante ao menos metade dessa pontuação com a vaga nas oitavas de final. Com mais um triunfo nesta semana, ele igualará seu melhor resultado no Rio, tendo feito quartas em 2018 e 2024. Esta é sua nona participação no torneio.
Na próxima rodada, Thiago enfrentará o vencedor do confronto entre o taiwanês Chun-Hsin Tseng, vindo do quali, e o chileno Alejandro Tabilo, cabeça 3 da competição, que fazem o último jogo do dia na Quadra 1. O brasileiro tem retrospecto de 1 a 0 contra ambos no circuito profissional, com triunfos no challenger de Genoa sobre Tseng, em 2023, e no Challenger de Santo Domingo contra Tabilo, em 2019.
Por sua vez, Facundo Díaz Acosta continua sem vencer uma partida no saibro desde que chegou à semifinal de Kitzbuhel em julho do ano passado. Desde então ele só fez duas partidas na terra batida, caindo nas estreias de Buenos Aires, onde defendia o título de 2024, e agora no Rio de Janeiro, onde jogou apenas pela segunda vez na carreira. Na última temporada, o argentino fez oitavas de final.
Duelo equilibrado e virada de Monteiro
Na partida desta segunda-feira, Acosta começou melhor e teve um desempenho sólido nos games de serviço, quase sempre tomando a frente nos pontos. Durante todo o primeiro set, ele só teve o saque ameaçado por Monteiro uma vez, salvando break-point no terceiro game, logo após quebrar o brasileiro. Bastante firme, ele apenas administrou a vantagem e venceu a parcial.
O jogo mudou de figura no segundo set, principalmente devido à melhora de Monteiro com o saque, passando de 57% para 71% de acerto do primeiro serviço. O brasileiro também elevou de 40% para 50% o aproveitamento dos pontos ganhos com o segundo saque. Thiago obteve sua primeira quebra na partida no segundo game e salvou um break-point logo depois, no único susto que levou antes de empatar o placar.
Apoiado pela torcida brasileira na quadra central do Jockey Club, Monteiro manteve o embalo e quase começou a série decisiva com uma quebra, desperdiçando break-point logo de cara. A partir daí, o domínio foi total dos sacadores e não houve mais nenhuma chance de quebra até o final, deixando a decisão para o tiebreak.
Neste momento, Facundo Díaz já demonstrava sinais de cansaço e limitação física, e Thiago se aproveitou muito bem disso, abrindo confortáveis 5-1. Houve ainda tempo para o argentino ensaiar uma reação, marcando dois pontos em sequência, mas uma dupla falta deu três match-points para o brasileiro. Com o saque em mãos, Monteiro concretizou a virada após devolução de Acosta para fora.
Triumphant Thiago 🇧🇷@dThiagoMonteiro outlasts Diaz Acosta in 3 blistering sets to get the win in his opening match in Rio!#RioOpen pic.twitter.com/JVDEWU9YnU
— Tennis TV (@TennisTV) February 18, 2025
Gostei kkkkkkkkkkkkkk, ele teve coragem pra fechar, ótimo jogo, não consegui ver, mas trazendo a vitória já tá ótimo
Mandou bem Monteiro.
Bela virada.
Boa monteiro
Parabéns para o Monteiro. Mesmo com toda sua limitação técnica ele lutou até o fim. Quem trabalha Deus ajuda. Contou com o adversário se machucar no final, mas valeu a luta. Bem diferente do mimizento do Meligeni, que não jogo um décimo do que ele PENSA que joga.
Podem falar o que quiser do Monteiro – das suas evidentes limitações técnicas, da dificuldade de fechar determinados jogos etc. Mas ninguém pode alegar falta de comprometimento e luta. Acompanho o Thiago desde 2017 e não lembro dele desistindo de um mísero jogo sequer – como vários brasileiros fazem. Que sirva de lição para Meligenis e Wilds da vida.
Verdade.
Grande performance contra um.tenista perito na superfície.
Parabéns, Monteiro. Você merece algo grande no tênis. Se tivesse perdido, já tinha umas 50 msgs aqui te detonando.
Grande vitória do Monteiro. Sempre conseguindo bons resultados no Rio. Na torcida pra avançar mais
Monteirao da Massa, parabéns. Vamos pra próxima e ganhar tb.
Era favorito e fez sua parte. A constusão do adversário no final do 3º set facilitou o tie break. Vitória importante para ganhar moral e quem sabe repetir as quartas do ano passado
Méritos pro Monteiro sobretudo por n ter largado o osso, a partir do 3° set o argentino foi progressivamente mostrando mais limitações físicas, ainda conseguiu bravamente levar o jogo pro TB na base do saque e de belas subidas à rede..
Torcer pro Tabilo tropeçar nesse taiwanes logo mais…
Não mexe com nosso Guerreiro!!!
Em um dia que parecia ser desastroso pro tênis brasileiro… O Monteiro chama a responsabilidade e com muita raça salva o dia…
Sou fã do Monteiro… Carregou sozinho, por muitos anos, o tenis brasileiro nas costas…
Respeitem o Monteirão da massa, é um verdadeiro batalhador,hoje ele venceu no físico, parabéns Monteiro e que consiga ir longe no torneio.