Barueri (SP) – O canhoto Thiago Monteiro iniciou bem sua última e importante competição de 2024. Cabeça 2 do Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VII, evento de nível challenger 75, o cearense de 30 anos levou a melhor no duelo nacional contra o brasiliense Paulo Saraiva e avançou à segunda rodada com o placar de 6/3 e 6/3. Ele retornará à quadra principal do Alphaville Tênis Clube na quinta-feira para enfrentar o libanês Hady Habib, 300º do ranking.
Monteiro ocupa nesta semana o 108º posto e precisa pelo menos ir à final em Barueri para tentar o retorno ao top 100 do ranking e ainda sonhar com vaga direta no Australian Open. “É sempre especial jogar em casa”, afirmou o número 2 do Brasil. “Saraiva saca bem, a quadra rápida está rápida e ele vinha do quali, então precisei de todo meu foco. Foi uma excelente estreia”.
Já o paulista Mateus Alves fez uma boa apresentação e perdeu nos detalhes para o chileno e cabeça 7 Tomás Barrios, com as equilibradas parciais de 7/6 (8-6), 4/6 e 7/6 (7-2), em confronto de quase três horas. Barrios será o adversário de quinta-feira do paulista Pedro Sakamoto, que venceu o outro confronto brasileiro do dia contra Pedro Boscardin, por 6/3 e 6/4.
A rodada desta quarta-feira começa às 10 horas, com entrada gratuita ao público, e abre as oitavas de final. Destaque para o desafio de Gustavo Heide frente ao favorito Aleksandar Kovacevic e ao duelo entre Felipe Meligeni e o australiano Bernard Tomic.
Thiago Monteiro iniciou bem sua última e importante competição de 2024. Cabeça 2 do Torneio Internacional Masculino de Tênis, challenger 75 no o Alphaville Tênis Clube, o cearense de 30 anos levou a melhor no duelo nacional contra o brasiliense Paulo Saraiva com um duplo 6/3.… pic.twitter.com/HFNS1crdKp
— TenisBrasil (@sitetenisbrasil) November 20, 2024
Veja a ordem das partidas, que acontecerão todas no estádio principal, com entrada gratuita para o público:
10h – Juan Carlos Prado (BOL) vs. Matias Soto (CHI)
A seguir – [3]Francisco Comesana (ARG) vs. Juan Pablo Ficovich (ARG)
A seguir – [1]Aleksandar Kovacevic (EUA) vs. Gustavo Heide (BRA)
A seguir – Bernard Tomic (AUS) vs [8]Felipe Meligeni (BRA)
O Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VII – é apresentado pela Sabesp através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte. Tem o patrocínio da Sabesp, Engie e do Banco BRB. A competição acontece no Alphaville Tênis Clube e faz parte do calendário mundial da ATP, tendo as chancelas da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã.
A chave do Monteiro tá muito tranquila. Se não chegar à final será um mau resultado.
“última e importante competição” referindo-se a um quase top-100 jogando um challenger 75 na América do Sul no pós-temporada espero que tenha sido uma ironia. Eu ri alto aqui…
Importante para ele, pelo motivo apontado na matéria. Simples
Terrível. Fez uma péssima gestão de calendario nos últimos meses, jogando torneios que nao deveria e agora tem que correr atrás em challengers menores
Eu acho que ele teve Uma lesao que prejudicou a temporada.
O problema não é a escolha de torneios, mas os resultados.
Pois é, se o cara precisava de pontos para se manter no top100, foi fazer o que em quadras rápidas na Europa, principalmente em torneios bem acima do nível dele?
Isso é medo jogar torneios menores na América do Sul, tomar taca também e depois ser criticado por todos.
Comentário top
Monteiro arriscou no calendário após os jogos olímpicos. Dá para dizer que o 1o semestre dele foi ótimo. Ganhou do Ruud, Tsitsipas, Monfils, Kecmanovic, Moutet, fez 4as de M1000 etc. No 2o resolveu se aventurar por torneios indoor, perdeu um monte de R1 e o ranking sofreu com isso. Na idade dele já dá para saber o tipo de jogador que ele é o que fazer para se manter no melhor ranking possível. Ele arriscou e não deu certo. Se ganhar esse CH de São Paulo ameniza um pouco.