Gênova (Itália) – Depois de duas vitórias na semana, Thiago Monteiro foi eliminado nas quartas de final do challenger de Gênova, em quadras de saibro. O cearense chegou a ter dois match-points, mas foi superado nesta sexta-feira pelo italiano Francesco Passaro, jovem de 23 anos e 145º do ranking, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/6 (7-5) em 2h53 de partida.
Monteiro fez 16 pontos no ranking pela campanha, além de ter somado 10 por jogar a chave principal do US Open, mas tinha 45 a defender nesta semana. Ainda assim, o canhoto de 30 anos deverá se manter no 75º lugar da ATP. Ele também volta a ser número 1 do Brasil, já que o paranaense Thiago Wild defendia o título e perdeu na primeira rodada, caindo para o 98º lugar.
O próximo compromisso de Monteiro no circuito será a fase de grupos da Copa Davis, em Bologna, na Itália. O Brasil enfrentará Bélgica, Holanda e os anfitriões italianos. A equipe nacional ainda contará com Felipe Meligeni, Rafael Matos, Marcelo Melo e João Fonseca.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Com as condições mais lentas de quadra, ainda mais em um jogo noturno e ao nível do mar com mais umidade, o saque era menos determinante para definir os pontos. O jogo teve seis quebras, três para cada lado, e 17 break-points disputados.
Apesar de ter sofrido uma quebra em seu primeiro game de serviço, Monteiro não enfrentou novos break-points até o fim da parcial e conseguiu duas quebras no primeiro set. Mas na segunda parcial, Passaro conseguiu a única quebra e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço.
Conforme anoitecia e a quadra ficava ainda mais pesada, as oscilações no placar foram mais frequentes no terceiro set. Passaro liderou por 4/2, mas Monteiro fez três games seguidos e teve dois match-points no saque do italiano, mas não conseguiu aproveitá-los. O tenista da casa manteve o serviço e venceu um tiebreak muito equilíbrio, precisando de apenas um ponto na devolução.
Esse que será o número 1 na Davis? Derrota lamentável… Não deveria nem sonhar em perder sets pra jogador desse nível. Não conseguir sequer um mini break no tiebreak e complicado… Fora os match points que jogou no lixo com duas devoluções de saque patéticas
E o que temos….vamos jogar contra a Itália de sinner e cia…o Thiago e o Felipe são imprevisíveis. Talvez colocasse o João Fonseca no lugar do Felipe…….olha sinceramente eu não sei….o João scwtez está com um abacaxi na mão.as duplas e certo rafael matos e Marcelo Melo.
Jaime Oncins, você quis dizer…
Felipe? Está brincando né? Felipe está em péssima fase. Não era nem pra estar convocado. Por mais que o wild tbm não esteja bem e o nosso melhor jogador atualmente. Mas dito isso será um tiro no pé se não botar o Fonseca pra jogar simples
Deve ter jogado muito mal o Tie pq ele sempre tem um bom desempenho em tie-breaks.
Monteiro Monteiro… o nosso canhoto ceatense perdeu o jogo pra ele mesmo… perder pro pássaro… de virada. foi de cair os butiá dos bolsos tchê.
Monteiro jogando novamente como #120 e empilhando oportunidades desperdiçadas.
Antes de falarem que ele amarelou, Na terça-feira venceu no TB do terceiro set. Hj perdeu. Isso é tênis
Ele não amarelou mas também não jogou bem .era um jogo ganhavel…pqp
De fato, não amarelou. Vacilou mesmo. Contra um jogador bem abaixo no ranking Uma pena.
Infelizmente dá sinais que a bela gira europeia de saibro foi só um lapso.
Foi um jogão e o Monteiro, como sempre, lutou muito. O italiano salvou match point e por um detalhe venceu no tie break. Valeu pela luta!
Poxa Monteiro. Teve chances pra vencer. Não pode desperdiçar
Ele é a prova viva de que esforço sem talento gera resultados no máximo medianos.
Mediano pra voce, aposentado que assiste do sofá hahaha pra ele que saiu do interior do ceara, origem humilde, jogando nos maiores torneios do mundo, garantindo uma aposentadoria confortável, o resultado ta mais do que excelente.
Criticam o Monteiro mas enalteciam gente como aquele que tinha “posições políticas fortes”, era contra a corrupção, e foi banido do tênis por manipular apostas. Como se ficar no top 100 por tanto tempo fosse realmente simples.
Colega, não misture política aqui. Isso é um espaço para tenis.
Os jogadores são enaltecido nas vitórias e criticados nas derrotas, não importa sua cor, posição política, orientação sexual…
Joao Sousa sempre foi um mequetrefe, pelo amor de Deus.
Meia duzia de gato pingado deve ter enaltecido esse ai… pelo amor de Deus nê, titiozinho.
Obviamente perdeu para se poupar pra Davis..
… e como sempre, brasileiro perdendo pra quem está lá atrás no ranking, é no masculino, é no feminino, que lástima!!!
Perdeu pra pior ranqueados como sempre. No fim fica aliviado em perder. Não amarelou. Está sempre amarelo