* atualizado às 20h25 com adversário de Monteiro
Santa Fé (Argentina) – Depois ter vencido dois jogos longos nas fases iniciais do challenger de Santa Fé, Thiago Monteiro foi dominante em seu duelo das quartas e garantiu vaga na semifinal do torneio argentino em quadras de saibro. O número 2 do Brasil e 126º do mundo superou o argentino Facundo Bagnis, canhoto de 33 anos e 163º colocado, por 6/2 e 6/0 em apenas 1h10 de partida
Vencedor de nove títulos de challenger, um deles há duas semanas em Campinas, Monteiro tenta alcançar a 15ª final em torneios deste nível e a segunda na temporada. O cearense de 29 anos enfrenta agora o argentino Mariano Navone, 146º do ranking, que surpreendeu na rodada noturna o chileno Tomas Barrios, cabeça 3 do torneio e 107º do mundo, por 7/6 (7-2) e 6/4.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
A vitória desta quinta-feira foi apenas a terceira de Monteiro em nove jogos contra Bagnis, mas a segunda consecutiva. Pela campanha, o brasileiro está somando 30 pontos no ranking e volta ao grupo dos 120 melhores. Se for campeão, receberá 75 pontos e ficará perto da 110ª posição. Sua principal meta para o fim da temporada é voltar ao top 100 e garantir vaga no Australian Open de 2024.
The moment @dThiagoMonteiro reached his second Challenger semifinal of the month 🔥#ATPChallenger | @cbtenis pic.twitter.com/donV1wwfv2
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) October 19, 2023
Monteiro teve ótimo desempenho no saque durante toda a partida, já que não enfrentou break-points e cedeu apenas nove pontos em seus games de serviço. O cearense não demorou para abrir vantagem no placar, chegando a vencer cinco games seguidos na primeira parcial. O argentino, quando já perdia por 5/1, ainda salvou dois set-points antes de confirmar o saque pela última vez na partida.
O domínio de Monteiro no segundo set foi ainda maior. Com as condições um pouco mais rápidas em função do clima e do horário do jogo, o brasileiro soube se impor com um estilo mais agressivo. Ele conseguiu três quebras e cedeu somente três pontos no saque para aplicar um ‘pneu’ e confirmar a rápida classificação para a semi.