* atualizado às 20h35 com vitória de De Minaur
Washington (EUA) – O canhoto francês Corentin Moutet aprontou mais uma de suas muitas surpresas no circuito. Depois de entrar de última hora na chave principal do ATP 500 de Washington na condição de “lucky loser”, ele conseguiu incrível virada em cima do russo Daniil Medvedev, sobrevivendo a cãibras nos últimos pontos da partida para marcar 1/6, 6/4 e 6/4.
Em sua primeira semifinal em torneios de nível 500, Moutet enfrentará o australiano Alex de Minaur, que superou o norte-americano Brandon Nakashima por duplo 6/4. O francês perdeu o único duelo contra o atual 13º do mundo, realizado há nove anos em nível challenger. De Minaur chega a 20 vitórias na quadra na temporada, a maior marca entre todos, e tenta segunda final em Washington, depois de ser vice em 2018 para Alexander Zverev.
Medvedev sacou bem e impôs seu jogo de base num primeiro set rápido. Mas aos poucos Moutet passou a incomodar com suas bolas lentas e cheias de efeito, que ganharam profundidade e obrigaram o adversário a bater muito mais na bola. A partida era disputada sob calor intenso e a fadiga era evidente no terceiro set. O russo já havia pedido atendimento no sexto game do segundo set.
A match that, quite literally, had everything 🤯#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/vVF4bRqeKk
— Tennis TV (@TennisTV) July 25, 2025
Com 5/4 de vantagem para o francês, o jogo precisou ser paralisado por ameaça de raios na proximidade do estádio. Depois de uma hora de espera, os dois voltaram e Medvedev sacou para tentar o empate, mas cometeu três duplas faltas e se complicou. Moutet passou a ter cãibra na perna direita, mas ainda assim devolvia as bolas e isso induziu Medvedev a erros. A queda aconteceu no terceiro match-point e num lance longo em que a bola ainda tocou na fita da rede.
Esta foi a quarta vitória do francês sobre um top 20 em quadras sintéticas. Atual 59º do ranking, Moutet subirá 13 posições e aparecerá pela primeira vez no top 50, já como o 46º colocado. Subirá mais cinco posições se conseguir ir à final.
Caramba, que game final. Moutet é doido, mas merece esse TOP50. É um tenista muito habilidoso. De Minaur pode voltar ao TOP10 se chegar a final. Será o 10º tenista da geração 1999 a entrar no TOP50.
Com essa vitória, o francês habilidoso (e marrento) ultrapassou o João Fonseca no ranking. No entanto, o brasileiro mantém-se no top 50. Será o 49° na segunda-feira.