Nova York (EUA) – A participação brasileira na chave de duplas masculinas do US Open chegou ao fim neste sábado com a eliminação de Marcelo Melo e Rafael Matos na segunda rodada. O mineiro e o gaúcho perderam para o croata Nikola Mektic e o holandês Wesley Koolhof, cabeças de chave 11 e finalistas em 2020, com parciais de 6/3, 6/7 (5-7) e 6/3 em 2h09 de partida.
Canhoto de 28 anos, Rafael Matos segue como o melhor brasileiro no ranking de duplas da ATP, ocupando atualmente a 34ª posição. Já o veterano Marcelo Melo, de 40 anos e ex-número 1 de duplas, está hoje no 38º lugar. Jogando juntos, eles conquistaram um título na grama de Stuttgart e foram finalistas do ATP 500 de Washington, já na preparação para o US Open. Melo e Matos, agora, vão integrar a equipe do Brasil que disputa a Copa Davis, entre os dias 10 e 15 de setembro, em Bolonha, na Itália.
Algozes dos brasileiros neste sábado, Mektic e Koolhof enfrentam na próxima rodada o britânico Henry Patten e o finlandês Harri Heliovaara, atuais campeões de Wimbledon. Patten e Heliovaara venceram um duelo recente contra o croata e o holandês no Masters 1000 de Cincinnati.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Embora tenham conquistado uma quebra logo no game de abertura, Melo e Matos não conseguiram sustentar a vantagem por muito tempo e permitiram cinco games seguidos para os adversários. Os brasileiros ainda escaparam de um set-point quando perdiam por 5/2, mas não evitaram a perda da parcial no game seguinte.
O início do segundo set foi parecido com o da parcial anterior. Melo e Matos saíram vencendo por 2/0 e permitiram o empate na sequência. Depois, o jogo seguiu inteiramente sem quebras. E os brasileiros abriram grande vantagem no início do tiebreak, que foi fundamental para igualar a partida.
No início do terceiro set, os sacadores também prevaleciam e isso seguiu até o 4/3. No oitavo game da parcial, quando Matos estava no saque, os brasileiros tiveram 0-40. Mas Mektic e Koolhof tiveram sucesso na tentativa de atacar o segundo saque do gaúcho e conseguiram a quebra numa sequência de boas devoluções. Sacando para o jogo, o croata fez um game muito seguro para confirmar a vitória.