PLACAR

Meligeni marca 1ª vitória na ATP e desafia top 15

Los Cabos (México) – Pela primeira vez em sua carreira profissional, Felipe Meligeni venceu uma partida de nível ATP. Depois de conseguir uma vaga direta na chave do 250 de Los Cabos, Meligeni venceu um duelo sul-americano contra o chileno Alejandro Tabilo, 122º do mundo, com parciais de 6/2 e 6/4 em apenas 1h18 de partida. O torneio mexicano é disputado em quadras de piso duro, mas em condições um pouco mais lentas por ser ao nível do mar.

Paulista de 25 anos e número 3 do Brasil, Meligeni já havia disputado três chaves principais de ATP. Ele foi convidado duas vezes para o Rio Open, em 2020 e 2022, e também furou o quali do Masters 1000 de Miami neste ano. Atual 177º do ranking, ele recebe 20 pontos na ATP e pode ganhar até dez posições. A melhor marca de sua carreira é o 129º lugar, alcançado após a conquista do challenger de Lyon em junho.

Esta foi a segunda vitória de Meligeni sobre Tabilo no circuito, repetindo o resultado do challenger de Campinas de 2020, no saibro. Ele enfrenta nas oitavas o norte-americano Tommy Paul, terceiro cabeça de chave do torneio e número 14 do mundo. Paul está com o melhor ranking da carreira e seu torneio mais recente foi há duas semanas, na grama de Newport, onde ele chegou às quartas.

Meligeni abriu vantagem logo cedo, com uma quebra no game de abertura. Sacando bem, o brasileiro disparou seis aces no primeiro set. Com o domínio dos pontos do fundo de quadra, ele fez 11 a 3 nos winners e conseguiu três quberas, perdendo apenas um game de saque, no único break-point que enfrentou.

Na abertura do segundo set, Meligeni contou com duas duplas faltas do chileno e conseguiu mais uma quebra. Bastante confortável em sua movimentação e até mesmo para subir à rede, ele chegou a lidear por 4/0 depois de salvar um break-point. Só então, Tabilo voltou a confirmar o serviço, com dois aces no mesmo game. O chileno conseguiu diminuir a vantagem, atacando o segundo saque de Meligeni para devolver uma das quebras. Ainda assim, a larga vantagem construída foi suficiente para a definição da vitória em dois sets.

‘Agora sou um pouco mexicano’, brinca Meligeni
“Estou muito feliz pela minha primeira vitória na ATP, diante do meu técnico, o Francisco [Yunis] e da minha namorada. A minha família está em casa e certamente assistiu. Foi uma partida muito difícil. Mas consegui jogar em ótimo nível durante toda a partida. No segundo set, eu baixei um pouquinho e a energia e também senti o nervosismo. Eu me sinto muito bem aqui no México, já joguei em várias cidades, mas é minha primeira vez aqui em Los Cabos”, disse Meligeni na entrevista em quadra.

“Tommy é um grande jogador. Já o vi várias vezes pela televisão e sei que teve grandes resultados. Então, tenho que me preparar muito bem. Espero manter esse nível na próxima rodada”, acrescentou o brasileiro. Perguntado sobre sua comunicação tão fluente na língua espanhola, ele lembrou das raízes de sua família. “Falo espanhol desde criança. Uma parte da minha família é da Argentina. Vivo em Buenos Aires há dois anos e também passei outros três em Barcelona. Dizem que sou metade brasileiro e metade argentino, mas agora também sou um pouco mexicano”.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Reveja os melhores lances da final masculina de Wimbledon

Momento histórico: Hewett completa o Slam em Wimbledon

PUBLICIDADE