Monte Carlo (Mônaco) – Por pouco a dupla formada pelo gaúcho Rafael Matos e o belga Joran Vliegen não conseguiram uma grande vitória sobre os cabeças de chave 2, o finlandês Harri Heliovaara e o britânico Henry Patten. Eles deixaram escapar uma vantagem no match-tiebreak e perderam a chance de ir às semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo.
Matos e Vliegen, que entraram de última hora no torneio no lugar do francês Ugo Humbert e do italiano Lorenzo Musetti, acabaram parando nas quartas, caindo com o placar final de 6/1, 3/6 e 10-5, em 1h11 de jogo. Heliovaara e Patten terão agora pela frente os convidados Romain Arneodo e Manuel Guinard.
A partida começou totalmente dominada pelos favoritos, que foram muito firmes no primeiro set, perderam apenas quatro pontos com o saque (80% de aproveitamento) e pressionaram bastante Matos e Vliegen, anotando duas quebras seguidas na largada para abrir 5/0, fechando depois com tranquilos 6/1.
O gaúcho e o belga voltaram melhores na segunda parcial e equilibraram o jogo. Eles sacaram muito melhor, elevando o aproveitamento de 53% para 80%, enquanto do outro lado os rivais baixaram levemente para 70%. Isso já foi suficiente para Heliovaara e Patten sofrerem uma solitária e decisiva quebra no sexto game.
Com o duelo empatado, com um set para cada lado, veio o match-tiebreak para definir os semifinalistas. Matos e Vliegen até largaram na frente e chegaram a abrir 5-2, mas então empacaram no placar e não venceram um ponto mais sequer. Heliovaara e Patten devolveram o mini-break e anotaram mais três para selar a vitória.
gente, o que foi isso. parece que era um jogo de videogame e alguém apertou o botão “off”. perderam de 7×0 nos últimos pontos do jogo. estava uma virada tão bonita. lembrei do Gréber Machado: “hoje sim! hoje sim! hoje sim! …hoje nããão…. “
7 não…Perderam 8 pontos seguidos de 5×2 pra 5×10
E la nave va