Bastad (Suécia) – A parceria gaúcha de Orlando Luz e Rafael Matos começou muito bem a campanha no ATP 250 de Bastad, no saibro sueco. Cabeças de chave número 3, os brasileiros não tiveram grandes dificuldades para derrotar o sul-coreano JiSung Nam e o finlandês Patrik Niklas-Salminen, com placar final de 6/3 e 6/4 em 1h14 de jogo, após algumas interrupções por causa da chuva.
Já garantidos nas quartas de final, Luz e Matos agora aguardam pela definição de seus próximos adversários. Eles terão pela frente os vencedores do duelo entre a parceria do russo Patel Kotov com o polonês Piotr Matuszewski e o dueto holandês formado por David Pel e Bart Stevens. Esse jogo acontece apenas na terça-feira.
Esta é apenas a segunda vez que os dois gaúchos jogam juntos no circuito da ATP, depois de terem disputado o Rio Open em 2020, chegando até as quartas de final. Em níveis menores, Luz e Matos possuem 13 títulos lado a lado, sendo seis em challengers e outro sete em eventos da ITF. A última conquista deles foi em um challenger 80 no Rio de Janeiro, em dezembro de 2021.
Chuva foi o principal desafio
Firmes nos games de serviços, os brasileiros enfrentaram apenas um break-point em toda a partida, no quarto game do segundo set. Eles terminaram a partida com 76% de aproveitamento do primeiro serviço e 79% dos pontos com a primeira bola em jogo, além de 83% com o segundo saque. Além disso, concretizaram uma das três oportunidades de quebra em cada parcial, chegando à vitória de forma tranquila.
O principal obstáculo desta segunda-feira foi mesmo a chuva, que paralisou o confronto por mais de uma vez e inclusive causou uma interrupção no match-point para os gaúchos. Eles contornaram bem a situação e confirmaram a vaga nas quartas de final.
Esse Rafael dá certo com quase todos!
O cara é bom!
Parece que o Luz está largando as simples. Uma pena. Sempre tive maiores expectativas sobre ele nas simples.