Bordeaux (França) – A sexta-feira começou com vitória do gaúcho Rafael Matos e do mineiro Marcelo Melo, que avançaram para a semifinal do challenger de Bordeaux, na França. Eles derrotaram o indiano N. Sriram Balaji e o mexicano Miguel Reyes-Varela em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/4, em apenas 55 minutos.
Cabeças de chave 3 do torneio, os brasileiros ainda não sabem quem sairão seus adversários na semi, que acontecerá no próximo sábado. Eles esperam pelos vencedores do duelo que terá de um lado os franceses Quentin Halys e Albano Olivetti e a do outro o indiano Yuki Bhambri e o norte-americano Robert Gallaway, segunda melhor dupla do torneio.
Matos e Melo estavam afiados com o saque, venceram 86% dos pontos e cederam apenas seis em seus games de serviço. A dupla não enfrentou um break-point sequer na partida. Com a devolução, os brasileiros tiveram 44% de aproveitamento, concretizando três das seis chances de quebra que tiveram.
O jogo não poderia começar melhor para o mineiro e o gaúcho, que venceram os quatro primeiros games e depois só precisaram administrar a confortável vantagem para abrir 1 a 0 no placar. A segunda parcial foi um pouco mais apertada, com uma quebra solitária conquistada no quinto game.
A parceria chegou a figurar entre as melhores da temporada após o título do Rio Open, mas amargou um jejum de vitórias depois disso e atualmente é apenas a 23ª na corrida para o ATP Finals. Apenas nesta semana que os dois voltaram a vencer juntos e agora seguem em busca da final em Bordeaux.