Bogotá (Colômbia) – Disputando sua primeira final de nível challenger da carreira, o paulista Mateus Alves acabou ficando com o vice-campeonato no saibro de Bogotá. Neste domingo, ele foi superado pelo experiente argentino Facundo Mena, de 31 anos e ex-número 127 do mundo, com o placar de 6/4 e 7/5 após 1h43 de partida.
Aos 23 anos, Alves terá agora o melhor ranking da carreira, subindo do atual 356º posto para o 310º lugar, segundo a projeção oficial da ATP. Até esta ótima semana, o brasileiro havia parado quatro vezes nas quartas de final de um challenger, uma delas em janeiro deste ano na Argentina.
Mateus tem ao todo cinco títulos de simples como profissional, todos conquistados no circuito da ITF e o mais recente em julho deste ano, no saibro de Marburg, na Alemanha. Desses troféus, são três de nível M25 e outros dois de M15, sendo dois triunfos na terra batida e três em quadras rápidas.
Por sua vez, o campeão Facundo Mena chega ao 15º título da carreira e o quarto em challenger, dos quais todos no saibro e o primeiro desde 2022. Atualmente apenas na 243ª colocação do ranking, ele voltará ao top 200, assumindo o 194º lugar.
Sempre (essa palavra que costuma aparecer em provas e nos ajuda a acertar tantas questões – mas que aqui se aplica) que dois brasucas podem se cruzar na chave, e acontece de um deles perder logo antes, o gringo vencedor bate também o brasuca sobrevivente. Estou esperando há tempos a quebra dessa sina…
Acho que o ranking é mais relevante do que a nacionalidade. Se ele estivesse enfrentando um dos cinco melhores brasileiros na ATP, a probabilidade de derrota seria diferente.
Quanta bobagem ! Ranking do argentino era mais de 100 posições melhor . Favorito absoluto . Só que não entende de tênis para questionar !
Assisti boa parte do jogo, hj foi o dia do Argentino sacar barbaramente, botou 2/3 dos 1°s saques em quadra e fez mais de 90% dos pontos com esse.. A lamentar apenas q o Mateus n conseguiu capitalizar a devolução de quebra q conseguiu no 4×5, não conseguiu botar o 1° saque em quadra sacando em 5×5 e levou nova quebra.. achei q capitalizaria para ao menos levar pro tie break..
Enfim, no frigir dos ovos foi uma boa semana sim e, o BR vem mostrando evolução e bom tênis desde q levou o M25 de Malburg citado na reportagem. Penso q, se conseguir manter essa toada nesse 2° semestre, virará o ano numa zona de classificação para disputar o qualy do AOpen..
Não vi o jogo .mas foi vice-campeão. Parabéns alves
Argentino fi duma égua
Pegou um argentino encardido
Pena que não deu mas a semana foi excelente e a evolução visível. Parabéns e continuar a fazer o mesmo pois o Mateus está muito mais forte de direita e de saque e aparentemente confiante.
P.S Dellien segundo challenger seguido na Alemanha