Cali (Colômbia) – Primeiro brasileiro a atuar pela segunda rodada do challenger de Cali, Mateus Alves conseguiu um ótimo resultado nesta quarta-feira e garantiu vaga nas quartas de final no torneio em quadras de saibro na Colômbia. O paulista de 23 anos e 309º do ranking venceu o argentino Santiago Taverna, cabeça 8 do torneio e 229º do colocado, por 7/5 e 6/4.
Alves chega às quartas de final de um challenger pela terceira vez na temporada, com direito a uma final em Bogotá. Ele também tem um título e um vice em torneios da ITF em 2024. Seu próximo rival será mais um argentino, o experiente Andrea Collarini, de 32 anos e 255º do ranking. A campanha até as quartas rende 12 pontos na ATP para Alves, que já está com o melhor ranking da carreira. Provisoriamente, ele está entrando no top 300 pela primeira vez na carreira. Se for semifinalista, recberá 22 pontos no ranking e irá se firmar entre os 280 melhores.
Com bom desempenho no saque, Alves disparou cinco aces na partida e enfrentou apenas dois break-points, permitindo somente uma quebra ao adversário. Depois de escarpar de um game de serviço muito longo ainda na abertura da partida, o brasileiro não teve mais o serviço ameaçado até o fim do primeiro set, conseguindo a quebra no último game da parcial. Já no segundo set, Alves abriu 4/1, permitiu o empate no oitavo game, mas voltaria a quebrar logo depois, vencendo oito dos últimos nove pontos disputados.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O Brasil ainda conta com o gaúcho Orlando Luz, de 26 anos e 416º do ranking, que enfrentará na quinta-feira o argentino Luciano Ambrogi, jovem de 20 anos e 431º colocado.
Alves e Luz também estão nas quartas de duplas
Pelo torneio de duplas, Orlando Luz e Santiago Taverna estão nas quartas de final e enfrentam os irmãos argentinos Leonardo e Valerio Aboian. Já Mateus Alves e o também paulista Daniel Dutra da Silva enfrentam o canadense Juan Carlos Aguilar e o peruano Conner Huertas. Ainda nesta segunda-feira, Wilson Leite e José Pereira foram eliminados na estreia pelo peruano Gonzalo Bueno e o equatoriano Alvaro Guillen Meza por 3/6, 7/5 e 10-7.
Romboli estreia bem em challenger francês
Já pelo challenger de Saint-Tropez, em quadras duras na França, Fernando Romboli e o norte-americano George Goldhoff estrearam com vitória sobre os convidados locais Mae Malige e Arthur Reymond por 6/2, 3/6 e 13-11. Os próximos rivais serão o holandês Sander Arends e o britânico Luke Johnson.
Mateus chegando no ranking mais próximo da realidade do seu tênis. Tem condições de ser top 200 e jogar Quali dos slams. Pra ir mais longe que top 200 acredito que vai ter que trabalhar mais. Apesar que no tênis de hoje ser top 200 e ter consistência pra permanecer ali já é um grande feito.
Aho que o Mateus ainda está longe do top200, entrou no top300 agora. Tem 178, precisa de mais de 100 pontos para chegar lá.
Luz já está na semi de duplas, os argentinos vazaram (wo)…
Excelente vitória do Mateus, eliminando o favorito argentino. Fará sua 8º quartas de final no ano, a 3º em Challenger. Terá pela frente nas quartas o experiente argentino Collarini, que já venceu 2 Challengers este ano no saibro, e venceu facilmente o Mateus este ano em Challenger na Alemanha. Bora buscar a revanche Mateus.