San Luís Potosí (México) – Único brasileiro na disputa do challenger de San Luís Potosí, o paulista Mateus Alves vai fazendo bonito no saibro mexicano. Na noite de quarta-feira, ele obteve uma grande vitória, eliminando o cabeça de chave 6, o chileno Matias Soto, 243° do ranking, contra quem marcou parciais de 6/3 e 6/4 para se garantir nas quartas de final.
Com a campanha até então nesta semana, Alves vai dar uma boa arrancada no ranking, com 12 pontos na ATP, subindo provisoriamente 21 lugares e se aproximando do top 300, indo parar no 308º posto. O jogador de 24 anos tem como sua melhor marca a 271ª colocação alcançada em 18 de novembro de 2024.
O paulista de São José do Rio Preto voltará ao top 300 com mais um triunfo, que vale 22 pontos. Seu próximo adversário na competição será o canadense vindo do quali Dan Martin, 740° do ranking, que assim como Alves ainda não perdeu um set sequer na chave principal, batendo o francês Tom Paris na segunda rodada com o placar final de 7/6 (7-5) e 6/2.
Em uma partida bastante equilibrada, com os dois adversários vencendo 64% dos pontos de saque e com Alves terminando com apenas oito pontos somados a mais do que o chileno (68 a 60), o desempenho do brasileiro nos pontos importantes foi crucial para o resultado positivo no final. Ele venceu três dos cinco break-points que teve a seu favor e salvou seis dos sete que encarou contra.
Nas duplas, Alves também está nas quartas, ao lado do norte-americano William Woodall. Eles venceram na estreia o também estaduinense Cannon Kingsley e o canadense Juan Carlos Aguilar por 6/3 e 6/4. Os próximos rivais serão os japoneses Seita Watanabe e Takeru Yuzuki, cabeças de chave 4.
Desbancou o cabeça 6.
Pra mim o favorito é o cabeça 1.
Manchete leva a entender isso.
Parabéns garoto, bela vitória.
Bela vitória do Mateus. Sua 1º quartas de final do ano. E próxima rodada bem acessível.
Tem bons golpes. Saca bem. Tem q pegar um pouquinho mais de consistência. Se conseguir pode furar o top 150. Acho q ele estoura rápido demais na troca. Tem q cadenciar mais o jogo. Mas enfim. Belo jogo ontem
QF bem acessível hein(q chave baba q o Meligeni largou!) grandes chances se fazer SF e voltar ao top 300, na torcida!
[…] na ATP para o brasileiro, que está subindo para a 308ª posição, segundo a projeção oficial. Ele poderia voltar ao top 300 se tivesse vencido o terceiro jogo na semana. O melhor ranking de sua carreira é o 271º […]