Hasselt (Bélgica) – A polêmica do último final de semana no confronto entre Bélgica e Chile, que acabou com muita tensão após uma trombada acidental do belga Zizou Bergs que causou ferimentos nos olhos e tonturas ao chileno Cristian Garin, não ficou apenas no momento. Ambas as equipes se pronunciaram e esquentaram o clima nas declarações.
Capitão chileno, Nicolas Massú viu negligência na atuação do médico da competição. “O médico não é neutro, ele estava mais preocupado em acompanhar a partida e o show, não com a condição de Cristian. Não pode ser assim. Queremos mandar uma mensagem clara para a ITF: isso é uma falta de respeito. Vamos falar com o presidente da federação e ver o que podemos fazer”, reclamou.
“Vamos ter que apelar porque fomos afetados. Não fizemos nada de errado e fomos eliminados. Não recebemos um pedido de desculpas de ninguém. Ninguém veio se desculpar ou checar o Cristian”, disse Massú na entrevista coletiva após o confronto.
A Federação Belga de Tênis não demorou a reagir, rebatendo as declarações chilenas. Apesar de descreverem o ocorrido como um “incidente lamentável”, os belgas sustentam que a ação foi um “ato involuntário” e que, como tal, foi resolvido da maneira correta: com uma advertência.
Em entrevista ao Jeu, Set & Podcast , Bergs afirmou que o chileno exagerou em sua reação após o choque. “Eu o acertei, sim. Cometi um pequeno erro em um momento de pura emoção. Depois do ponto, pulei de pura euforia, corri para o banco e pensei que poderia evitá-lo. De alguma forma, isso não aconteceu. Ele estava me vendo chegar, e nós colidimos”, comentou o belga.
“É claro que a culpa é minha de certa forma, mas também acho que ele exagerou, tanto que o árbitro decidiu a nosso favor. Não sei se esse incidente ficará na história. Tenho a sensação de que os fãs chilenos não terão uma boa opinião sobre mim no momento”, finalizou Bergs.
Comemoração e comentário ridículos dos belgas. E os juízes foram patéticos.
Muito lamentável. Infelizmente, americanos e europeus ainda dão as cartas no tênis mundial, em quadra e fora delas. Chance zero de conseguirem organizar um M1000 sulamericano.
Ao dizer que…”pensei que poderia evitá-lo.” Já é culpa assumida, ele sabia que poderia causar a trombada. Tem logicamente a catimba sul-americana mas concordo plenamente com a desclassificação do belga. Se é ao contrário a torcida ia cair em cima e a direção iria punir o chileno.
Com certeza Edimar ! Há vários pesos e várias medidas nestas decisões… A Europa Ocidental já é privilegiada há séculos… Dentro da própria Europa, eslavos já foram muito discriminados e vítimas de preconceito a ainda são… Djokovic não é inglês, francês, belga, holandês, espanhol etc… E Garin também não é… Então a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco ! Vale ressaltar que a Bélgica usou e abusou do “Congo Belga” à vontade e depois meteu o pé de lá…
Zizou Bergs se entregou que foi proposital ao dizer que: “ele estava me vendo chegar”… No vídeo mostra bem claro que Garin estava cabisbaixo andando lentamente olhando para baixo e Bergs veio que nem uma carreta desvairada para atropelar o Garin propositalmente… Quem estava vendo alguma coisa era Bergs que ao invés de parar ao ver o Garin, acelerou, saltou em direção ao Garin, lhe deu uma ombrada no olho, puxou-lhe a camisa e derrubou o Garin no chão, como se fosse uma provocação ao chileno… Analisando os vídeos em diferentes ângulos em câmera lenta dá para ver nitidamente a intenção do Bergs de agredir o Garin propositalmente… Além disso, tenistas profissionais têm visão periférica aguçada para ver bolas minúsculas em altíssima velocidade e conseguir golpeá-las, então dizer que não viu o Garin, que é um jogador enorme, é mentira do Bergs só para disfarçar a sua intenção em atropelar o Garin…
Me parece claro que o Belga deveria ser eliminado. Nunca saberemos se foi ou não intencional deliberadamente, mas ele, no mínimo, assumiu o risco de bater e lesionar o Chileno.
Comentário mais sensato, concordo plenamente!
O belga deveria ser eliminado.
Ou no mínimo tomar uma boa suspensão.
Ele é um tenista profissional, mas agiu como se fosse um moleque…
O capitão da Bélgica também errou em não tirar o belga da quadra. Ele viu muito bem a palhaçada do seu jogador.
Pra mim foi acidente de trabalho, segue o jogo, se fosse técnico teria dito pro Garin se levanta e termina a partida como homem, sem frescura,. Tentaram ganhar no tapetão.
Esperou o contato, o contato veio. viu que o juiz tá marcando tudo e pulou. Eu daria amarelo por simulação… he he.