* Atualizado com a definição da adversária
Nova York (EUA) – Em jogo iniciado ainda na terça-feira à noite e retomado na tarde desta quarta, a polonesa Magda Linette levou a melhor sobre a norte-americana Jessica Pegula e impôs mais uma eliminação precoce à atual número 4 do mundo, ainda na terceira rodada do WTA 1000 de Cincinnati. A experiente jogadora de 33 anos e 40ª do ranking venceu o terceiro set e fechou o jogo com parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 6/3 em 2h19 de partida.
Desde a conquista do WTA 500 de Bad Homburg, em quadras de grama, Pegula perdeu nas estreias de Wimbledon e Washington e nas terceiras rodadas de Montréal e Cincinnati. Finalista da edição passada do torneio preparatório para o US Open, ela tinha 650 pontos a defender e fez só 65. Ainda assim, apenas Madison Keys tem chance de ultrapassá-la no ranking.
Linette marcou sua sétima vitória contra top 10 na carreira e a segunda na temporada, depois de ter eliminado Coco Gauff em Miami. A polonesa derrotou Pegula pela primeira vez em quatro jogos e também faz uma inédita campanha até as oitavas em Cincinnati na sua sexta participação no torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O primeiro set da partida teve três quebras para cada lado. Linette chegou a liderar por 5/2, cedeu o empate, mas venceu a parcial no tiebreak. Pegula foi superior no segundo set e venceu a parcial com duas quebras antes da paralisação da partida na noite anterior. Na volta, a polonesa salvou três break-points, dois deles logo na abertura do último set e aproveitou uma chance de quebra já no final do jogo.
“Já tive jogos muito duros nessa mesma quadra e perdi várias vezes em três sets, nunca havia vencido a Jessie antes. É uma jogadora incrível e também uma ótima pessoa fora da quadra. É muito especial poder ter vencê-la pela primeira vez”, disse Linette na entrevista em quadra.
“Depois do segundo set ontem, eu queria sacar melhor, porque ela estava devolvendo muito bem e eu comecei a fazer duplas faltas. Mas hoje o saque me manteve no jogo. Fico feliz por ter controlado os nervos e aproveitado a orpotunidade quando apareceu”, acrescentou a polonesa. Ela fez 29 a 24 nos winners e cometeu 39 erros contra 35 de Pegula.
Kudermetova elimina Tauson e vai às oitavas
A adversária de Linette nas oitavas de final será a russa Veronika Kudermetova, ex-top 10 e atual 36ª do ranking, que venceu a dinamarquesa Clara Tauson, número 15 do mundo e recente semifinalista em Montréal, por 3/6, 7/6 (7-4) e 6/4. A partida teve 2h46 de duração, além de uma longa paralisação por chuva de quase três horas. A polonesa venceu seu único duelo contra Kudermetova, disputado este ano em Doha.
A russa de 28 anos já chegou às oitavas de Cincinnati em duas ocasiões, a primeira ainda 2020, quando o torneio foi transferido para Nova York por causa da pandemia, e também em 2022. Sua última participação foi em 2023, quando Kudermetova foi eliminada por Venus Williams na rodada de estreia.