Líderes do ranking, Sinner e Zverev decidem o AO neste domingo

Embed from Getty Images

Melbourne (Austrália) – A final masculina do Australian Open terá os dois primeiros colocados do ranking mundial. Atual campeão em Melbourne, o italiano Jannik Sinner enfrenta o alemão Alexander Zverev a partir das 5h30 (de Brasília) deste domingo.

Aos 23 anos, Sinner disputará a terceira final de Grand Slam da carreira e defende nesta temporada os títulos na Austrália e no US Open. Vencedor de 18 títulos no circuito da ATP, oito deles no ano passado, o italiano disputará a 24ª final da carreira. Invicto desde a final de Pequim em outubro, ele chega a 20 vitórias seguidas.

Já Zverev, de 27 anos, também está em sua terceira final de Slam, mas perdeu no US Open de 2020 e em Roland Garros no ano passado. O alemão, que disputou apenas um set na semifinal contra Novak Djokovic, antes de o sérvio abandonar por lesão muscular na coxa, tem 23 títulos de ATP e 13 vices.

+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open

O histórico de confrontos é favorável a Zverev, com quatro vitórias e duas derrotas. Ele também venceu os dois duelos em Grand Slam, nas oitavas de final do US Open em 2021 e 2023, mas Sinner venceu o duelo mais recente na semifinal de Cincinnati do ano passado.

Sinner se torna o jogador mais jovem a chegar a duas finais do Australian Open desde Jim Courier em 1992 e 93. Ele também passa ser o segundo italiano com mais finais de Grand Slam da carreira, atrás apenas de Nicola Pietrangeli, com quatro. Já Zverev é o terceiro alemão na Era Aberta a disputar a decisão do torneio, se juntando ao bicampeão Boris Becker, em 1991 e 1996, e ao vice-campeão Rainer Schuettler (2003). Ele também iguala o número de finais de Michael Stich, ficando atrás apenas de Becker, com 10.

Diferença no ranking irá diminuir

O campeão recebe 2 mil pontos no ranking e a premiação de 3,5 milhões de dólares australianos, o equivalente a US$ 2,2 milhões. Já o vice ganha 1.300 pontos e US$ 1,19 milhão.

A diferença entre Sinner e Zverev no ranking é hoje de 4.195 pontos e certamente irá cair, porque o alemão já está melhorando sua campanha em relação ao ano passado, quando foi eliminado na semi. Se o italiano defender o título, a distância será de 3.695 pontos. Já se Zverev vencer o primeiro Slam, eles ficarão separados por 2.295 pontos.

Confira o histórico de confrontos entre Sinner e Zverev

2024 – Cincinnati – Sintético – Semifinal – Jannik Sinner, 7/6(9) 5/7 7/6(4)
2023 – US Open – Sintético – Oitavas de final – Alexander Zverev, 6/4 3/6 6/2 4/6 6/3
2022 – Monte-Carlo – Saibro – Quartas de final – Alexander Zverev, 5/7 6/3 7/6(5)
2021 – US Open – Sintético – Oitavas de final – Alexander Zverev, 6/4 6/4 7/6(7)
2020 – Colônia 2 – Sintético (indoor) – Semifinal – Alexander Zverev, 7/6(3) 6/3
2020 – Roland Garros – Saibro – Oitavas de final – Jannik Sinner, 6/3 6/3 4/6 6/3

Subscribe
Notificar
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Victório Benatti
Victório Benatti
1 dia atrás

Vou cantar a bola aquí, de novo!
Zverev está com um nível de jogo estável faz algum tempo, com um leve declínio.
Sinner está com um nível de jogo em ascensão, galgando pouco a pouco a melhoria da sua performance.
O Sinner só perde se acontecer algo totalmente fora de controle.

Helton
Helton
1 dia atrás
Responder para  Victório Benatti

Eu acredito que o alemão possa surpreender. Ano passado eu apostava num 3×0 “fácil”, mas o Medvedev venceu os 2 primeiros sets.

Renato
Renato
1 dia atrás
Responder para  Victório Benatti

Sua lógica faz todo sentido. Essa questão de melhorar a cada jogo eleva a confiança, o Sinner vai para a final “voando”. Mas o Zverev tá louco pelo primeiro “caneco”. E outro detalhe, a lógica muitas vezes vai para o espaço em jogos grandes assim, o que é um dos encantos do esporte.

JClaudio
JClaudio
1 dia atrás

Jogo equilibrado, mas Zverev surpreenderá, não acredito que Sinner suportará um jogo disputado ponto a ponto (será um jogo físico).
Sinner é um jogador frágil fisicamente, todas as vezes em que um jogo “engrossa”, Sinner sinaliza com algum problema.
(Desde o surgimento, Sinner, sempre conviveu com contusões, muitos especialistas o descartava pela fragilidade física, de um ano para cá, conseguiu jogar sem restrições, num momento onde teve um (ou melhor, dois) fragrante de doping, que ainda será julgado).

JClaudio
JClaudio
1 dia atrás

Flagrante”””

JClaudio
JClaudio
1 dia atrás
Responder para  JClaudio

Saiu apenas a correção (fragrante=flagrante).
Será que fui longe demais no texto?

Kario
Kario
1 dia atrás

Eu não vi o jogo, não li muito a respeito, e só agora fiquei sabendo q, no jogo entre Alcaraz e Djoko, entre o terceiro e o quarto set, o espanhol imitou o caminhar “suspeito” do sérvio. Corajoso….

Marcos
Marcos
1 dia atrás
Responder para  Kario

Não vi! Sabes onde tem o vídeo?

Kario
Kario
1 dia atrás
Responder para  Marcos

Não encontrei no YouTube, encontrei sem querer em uma postagem no Facebook, e nem era meu contato… Vou ver se acho de novo.

Kario
Kario
1 dia atrás
Responder para  Marcos
Tennis-FAN
Tennis-FAN
1 dia atrás
Responder para  Kario

Vi o video várias vezes para confirmar se realmente foi provocação, cheguei a duvidar que fosse. Mas realmente parece que foi. Alcaraz já estava sentado e o Novak interagia com a torcida.
Então o Tevez espanhol dá um sorrisinho debochado – de mau perdedor – levanta, faz o gesto e ainda olha na direção do sérvio. O que eu penso do episódio?
Apenas isso: What a such a loser!!
kkkkkkkkk

Neri Malheiros
Neri Malheiros
1 dia atrás
Responder para  Kario

Você cita como ‘corajoso’ aquilo que foi extremamente desrespeitoso e um evidente sinal de imaturidade de Alcaraz. O jovem arrogante que até a metade do ano passado devia sonhar com Nole todos os dias, basta rever suas declarações, este ano chegou na Austrália sem disputar torneios preparatórios e só mencionou Sinner como seu grande oponente para os objetivos traçados de vencer todos os grandes torneios em 2025 – sim, o Australian Open estava no pacote e antes da quinta e sacudida derrota declarou ‘tento não pensar em Novak e focar no meu jogo’.

Deve ser mesmo ruim para os detratores de Nole acordar todos os dias e perceber que, por mais que se esforcem e tentem inventar os mais escabrosos, os mais sórdidos e os mais estapafúrdios argumentos para destruir o maior detentor de grandes títulos e dono dos principais recordes do tênis de todos os tempos, o mesmo sérvio, depois de ser visto como intruso e atrapalhar os planos de Federer e Nadal, continua a ser uma pedra no tênis até dos dois maiores fenômenos da atualidade. E o que é pior, descobrir que nenhuma dessas campanhas de difamação têm o poder mágico de fazer virar fumaça aquilo que realmente interessa: os números inatingíveis de Novak Djokovic!

Jonas
Jonas
1 dia atrás

Sinner vai vencer muitos Slams ainda e ficar na ponta do ranking, mesmo após a provável suspensão. Poderia deixar essa pro Zverev, rsrs… o alemão deve ser o maior jogador sem Grand Slam da história, ou algo bem próximo disso. Amanhã tem uma tarefa árdua pela frente, mas ele tem um jogo que incomoda o italiano e pode levar. Final bem interessante.

Tennis-FAN
Tennis-FAN
1 dia atrás

Alex Sasha, nosso eterno candidado a campeão de GS vai se inspirar na Madison e finalmente vencer um slam. Que me desculpe o Sinner, gosto dele e torço por ele mas dessa vez vai perder. E espero que o próximo título do italiano venha após uma vitória sobre o Tevez. Chega de contar com a ajuda dos outros para tirar o espanhol. Se quer realmente ser um dos grandes não pode ser freguês do filhote de mosquito.

Última edição 1 dia atrás by Tennis-FAN
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.