PLACAR

Libanês e montenegrina ganham vagas em Paris 2024

Benjamin Hassan (Foto: ITF)

Paris (França) – O libanês Benjamin Hassan e a montenegrina Danka Kovinic são os dois primeiros jogadores confirmados pela Federação Internacional de Tênis (ITF) para participar do Torneio Olímpico de Tênis em Paris 2024. Eles receberam as chamadas vagas de universalidade, que são concedidas a nações sub-representadas nos Jogos Olímpicos.

A escolha dos países que ficam com essas vagas é feita pela Comissão Tripartite dos Jogos Olímpicos, em consulta com a ITF, que organiza a competição, junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Hassan, de 29 anos e 146º do ranking da ATP, será o primeiro tenista do Líbano a participar dos Jogos Olímpicos. Também de 29 anos Kovinic se tornou a primeira montenegrina a participar do tênis nos Jogos do Rio em 2016 e fará sua segunda participação olímpica.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“É sempre um grande prazer representar meu país, especialmente nas Olimpíadas. Isso significa ainda mais para mim, saber que tive que me retirar de Tóquio 2020 no último minuto devido a uma lesão”, disse Kovinic, que terminou o ano passado no 54º lugar, mas está sem jogar desde o US Open por lesão nas costas, e por isso ocupa hoje a 612ª posição.

“Espero sinceramente que os Jogos de Paris sejam seja mais uma grande experiência para mim e que eu possa abraçar toda a atmosfera que as Olimpíadas podem trazer aos atletas”, acrescentou a montenegrina, tem como melhor ranking da carreira o 46º lugar.

Hassan, que está com o melhor ranking da carreira, comemorou a vaga inédita: “Quando criança, jogar tênis sempre foi minha paixão e eu sonhava em alcançar posições estelares e representar meu país em torneios internacionais. Participar dos Jogos de Paris em 2024 é um marco importante na realização dos meus sonhos.”

Ranking desta segunda-feira servirá de base para vagas

Em relação às classificações diretas em cada um dos eventos de simples e duplas masculinas e femininas em Paris 2024, os rankings divulgados pela ATP e WTA nesta segunda-feira, 10 de junho, serão utilizados para inscrição.

Como parte dos critérios de elegibilidade para o Evento Olímpico de Tênis, os jogadores também devem estar em situação regular com sua Associação Nacional e ter feito parte da equipe indicada para a final da Copa Davis ou da Copa Billie Jean King, e estar presente na eliminatória/evento em no mínimo duas ocasiões durante o Ciclo Olímpico, desde que uma dessas ocasiões tenha sido em 2023 ou 2024.

Qualquer jogador que não atender aos critérios acima deve solicitar isenção ao Comitê Olímpico da ITF.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
F.F.
F.F.
2 dias atrás

Porque no site da ATP ele está como representante da Alemanha e vai jogar pelo Líbano? Alguém sabe me explicar?

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Toda a comemoração de Alcaraz na conquista de Roland Garros

Jannik Sinner é o 29º homem a liderar o ranking profissional

PUBLICIDADE