Mário Sérgio Cruz
Especial, de São Paulo
O sorteio realizado na manhã desta quinta-feira definiu a ordem das partidas do primeiro dia do confronto entre Brasil e Argentina pelos playoffs da Billie Jean King Cup no Ginásio do Ibirapuera. Laura Pigossi vai atuar na abertura da programação desta sexta, a partir das 15h (de Brasília). A número 2 do Brasil e 129ª do mundo enfrentará a jovem argentina de 20 anos Solana Sierra, 154ª colocada.
Pigossi tem uma vitória e uma derrota contra Sierra em confrontos da Billie Jean King Cup de 2022, tanto pelo Zonal quanto nos playoffs. Elas também se enfrentaram no ano passado, pelo WTA 125 de Buenos Aires, com vitória brasileira em três sets. A paulistana de 30 anos tem cinco vitórias e seis derrotas nas partidas de simples da competição.
Na sequência, será a vez de Beatriz Haddad Maia entrar em quadra. Número 1 do país e 17ª do mundo, ela enfrenta Jazmin Ortenzi, de 22 anos e 274ª do ranking. Paulista de 28 anos, Bia tem 19 vitórias e 10 derrotas em partidas de simples pela Billie Jean King Cup. Seu último compromisso foi em abril, contra a Alemanha, também no Ibirapuera. Na ocasião, ela venceu Anna-Lena Friedsam em três sets, mas perdeu para Laura Siegemund no confronto vencido pelo time alemão por 3 a 1 pelo Qualificatório Mundial.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
No sábado, a rodada começa às 14h (de Brasília) e terá até três jogos, a começar pelo encontro entre as números 1 de cada país, Bia e Sierra. Os capitães podem promover mudanças na equipe para o terceiro e quarto jogo da série. Em caso de empate, haverá a definição no quinto jogo de duplas. A princípio, Bia jogará ao lado de Ingrid Martins, contra a canhota Martina Capurro Taborda e Melany Krywoj.
Ordem dos confrontos definida para o duelo entre Brasil e Argentina pela Billie Jean King Cup, em São Paulo.
Foto: CBT pic.twitter.com/fuHzxjx1G9
— TenisBrasil (@sitetenisbrasil) November 14, 2024
Além de Bia, Laura e Ingrid, o capitão Luiz Peniza também conta com Carol Meligeni e a estreante Luiza Fullana. Durante os treinamentos, também foram chamadas Gabriela Cé e Ana Candiotto, que integram o grupo como sparrings. Já a equipe argentina, da capitã Mercedes Paz, trouxe Capurro e Krywoj para os lugares de Julia Riera e Maria Lourdes Carlé, que se retiraram da competição. O time visitante já não teria a número 1 do país e 80ª do mundo, Nadia Podoroska.
As equipes do Brasil e da Argentina já se enfrentaram oito vezes pela Billie Jean King Cup, com quatro vitórias para cada lado. Mas o Brasil venceu as quatro últimas, incluindo um confronto dos playoffs fora de casa há duas temporadas. A última vez que as argentinas venceram foi em 2017.
Vai dar Brasil, 3X0!!!
Estarei lá, se no primeiro jogo a Laura vencer, acabou nem precisa jogar mais
Olhando os confrontos…Acho que Brasil perde o primeiro jogo…E ganha os outros jogos…Pigossi tem que se concentrar
Alguém sabe se vai ter transmissão dos jogos em algum canal?
NSPORTS na TV e Youtube