Krejcikova toma 1º lugar de Gauff e elimina Iga do WTA Finals

Foto: Jimmie48/WTA

Riad (Arábia Saudita) – No jogo que encerrou a fase de grupos do WTA Finals, Barbora Krejcikova conseguiu o melhor resultado possível. A tcheca precisava vencer a norte-americana Coco Gauff para se classificar, e preferencialmente em dois sets para garantir o primeiro lugar do Grupo Laranja e evitar um duelo com Aryna Sabalenka na semifinal. Krejcikova conseguiu o placar que precisava e superou Gauff por 7/5 e 6/4.

Krejcikova fica com o primeiro lugar da chave e enfrentará a chinesa Qinwen Zheng na semifinal desta sexta-feira. Gauff, que já estava classificada, mas precisava de um set para garantir a primeira posição do grupo, vai jogar contra Aryna Sabalenka. Já a polonesa Iga Swiatek, campeã no ano passado e número 2 do mundo, está fora da competição.

Swiatek venceu mais cedo a russa Daria Kasatkina por 6/1 e 6/0, mas precisava de uma vitória de Gauff para se classificar. Ela agora defende seu país na fase final da Billie Jean King Cup na semana que vem.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O aproveitamento de sets definiu as classificadas do grupo, já que Krejcikova, Gauff e Swiatek tiveram duas vitórias e uma derrota na primeira fase: A tcheca teve saldo 3, a norte-americana ficou com saldo 2 e a polonesa com saldo 1. A atual campeã de Wimbledon e número 13 do ranking chegou ao Finals por conta da regra que privilegia as campeãs vigentes de Grand Slam para a oitava vaga.

Tcheca salvou 11 dos 12 break-points que enfrentou 

O início de partida foi o melhor possível para Krejcikova, que conseguiu uma quebra cedo para fazer 3/2 e não havia enfrentado nenhum break-point até o momento de liderar por 5/3. A tcheca teve o serviço quebrado no momento em que sacava para o set e permitiu o empate. Mas a reação de Gauff foi brecada por sua instabilidade no saque e os erros não-forçados nos ralis de fundo. A norte-americana sofreu mais uma quebra e depois perdeu quatro break-points no último game da parcial. Ela terminou o set com 23 erros não-forçados contra 13 de Krejcikova.

Com dez aces na partida, Gauff vinha fazendo um segundo set muito seguro em seus games de saque, mas não aproveitou duas chances de quebra que teve logo no início da parcial. Quando o placar estava empatado por 4/4, a norte-americana cometeu uma dupla falta que possibilitou o break-point para Krejcikova e a rival foi agressiva desde a devolução e conseguiu a quebra. Sacando para o jogo, a tcheca encarou um 15-40 e sobreviveu a longos ralis, utilizando muito bem os slices e ainda salvou mais um break-point. Mas a vitória só seria confirmada na terceira oportunidade.

Krejcikova fez dois winners a mais,m 22 a 20, e terminou com 31 erros não-forçados contra 40 de Gauff. E o aproveitamento nos break-points também fez a diferença. A norte-americana conseguiu apenas uma quebra em 12 chances, enquanto a tcheca quebrou três vezes em quatro chances.

31 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás

Quem diria, Iga fora do torneio!!!

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
1 mês atrás

Tchau Iga! Boas férias!

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
1 mês atrás

tchau Iga !!!!!!!!!! e que vitória maiúscula da Barbora. como diria o Silvio Luiz: pelo amor dos meus filhinhos!!!!

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás

A WTA, organizadora de um torneio milionário não consegue elaborar uma planilha com todas as informações sobre os grupos da competição.
Por exemplo, em um dos grupos não mencionaram a Dária Kasatkina, que efetivamente participou do torneio (uma partida).
Realmente incrível!!

A. Rodrigues Dourado
A. Rodrigues Dourado
1 mês atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Informaram sim; era a 1a. reserva diante de qq. desistência, em qq. momento da fase de classificação.
Infelizmente para a Daria, ela substituiu Pegula (talvez simulou uma lesão para não sair com 3 derrotas!) que já havia dado adeus ao torneio depois de 2 derrotas.
Mas levou MUSD350 (é assim que abrevia 350 mil dólares?) , mesmo após derrota acachapante para a Iga (6×1 6×0), e também com a desclassificação da polonesa para sequência do Finals.
Que oportunidade perdeu a Bia; ah, se tivesse sido mais aplicada!

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás
Responder para  A. Rodrigues Dourado

Agora são 17:50 hrs.
Vou reproduzir a planilha apresentada no site da WTA:

Coluna 1 …………….. Coluna 5
Purple w – l
Sabalenka 2 – 1
Zheng 2 – 1
Rybakina 1 – 2
Paolini 1 – 2

Orange w – l
Krejcikova 2 – 1
Gauff 2 – 1
Swiatek 1 – 1
Pegula 0 – 2

Kasatkina – não consta na planilha e Swiatek venceu 2 jogos.
Desempate entre duas jogadoras, confronto direto, portanto, a Paolini deveria ser listada antes da Rybakina.
Conclusão, a planilha está incompleta.
Me referi à planilha acima.

Geraldo Cristóvão
Geraldo Cristóvão
1 mês atrás

Até aqui ninguém comentou na possibilidade de uma performance física descansada de Gauff para, propositalmente, eliminar Iga Swiatek.
Pois vejamos:
1 – Iga Swiatek estava em alta, reencontrando o próprio tênis mágico. Portanto muito difícil para Gauff pegá-la na final. Certamente, ela amarelaria numa final contra uma jogadora com recursos de jogo inatingíveis por Gauff – a qual ostenta um cartel de derrotas no confronto histórico.
2 – Sabalenka tem seus pontos baixos, só joga com enorme força, mas técnica mais limitada. Para o jogo de Gauff, Sabalenka é “BATÍVEL” na superfície sintética. O confronto antecipado na semifinal, mas, certamente, a estratégia é a mais correta nesta situação.
3 – Gauff teria que enfrentar uma das duas melhores do ranking, e ela certamente preferiu enfrentar SABALENKA antecipadamente, por razões óbvias. Certamente, a final seria mais fácil contra a duplista Krejicikova ou a campeã olímpica Qinwen Zheng, esta ainda em ascensão.

Leonardo
Leonardo
1 mês atrás
Responder para  Geraldo Cristóvão

Que engraçado como existem percepções tão diferentes para Iga e Aryna,. Vejo gente aqui falando que o jogo da Iga é limitado, não faz slice, não vai a rede, não faz curta. Só pancadaria do fundo, o que é um pouco verdade, porque Iga se movimenta muito bem e tem um contra ataque espetacular então acaba usando pouco os outros recursos, mas usa sim. Enquanto a Zabalenka tem muita potencia, mas curiosamente eu vejo variar mais o jogo que a Swiatek. Vejo Zabalenda fazendo curtas e slice com alguma frequencia. Eu particularmente gosto das duas, são estilos diferentes, mas são top. No momento Zabalenka está em uma fase muito melhor e por isso todo merito por ser n.1

Only Roger Can Fly
Only Roger Can Fly
1 mês atrás
Responder para  Leonardo

Na minha percepção as duas tem estilos “limitados”. Se vc pegar uma Muchova verá muito mais técnica e habilidade. Porém as duas são muito boas nos fundamentos que usam e tem mais consistência. No entanto, ainda acho a sabalenka mais limitada. O jogo dela é realmente pura força, que é muito superior às outras mulheres. Mas essa teoria do seu Geraldo aí é viagem pura. Sabalenka no momento tá muito melhor que a Iga, ainda mais em Hard Court.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás
Responder para  Geraldo Cristóvão

Comentários similares aos feitos por ocasião do ATP Finals do ano passado.
Sinner deveria eliminar Djokovic, sendo que o italiano venceu e classificou o sérvio. Na final entre ambos todos sabem o que aconteceu.

Hen_rique
Hen_rique
1 mês atrás
Responder para  Geraldo Cristóvão

Eu devia era ter apostado nessa derrota da Coco hahah na minha cabeça foi bem isso que aconteceu mesmo, e achei baixo por parte da Gauff (num cenário em que estejamos certos, o que nunca saberemos), visto que não vejo a Iga fazendo algo assim ou tendo “medo” de nenhuma atleta atualmente.
Gosto muito da Coco, por questões de representatividade e tals, mas como ultimamente estou gostando dos jogos agressivos e cheios de raiva da Sabalenka, estou torcendo por um lindo pneu duplo contra a Gauff, pra gata ver o tiro sair pela culatra.
E também estou na espera de mais um encontro Gauff V Swiatek, na minha cabeça a polonesa esta bem desapontada com a americana e esta esperando ansiosa pra dar o troco pessoalmente.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Geraldo Cristóvão

Só se Coco Gauf fosse louca de querer enfrentar a Sabalenka no atual estágio que a Sabalenka está… Pode escrever aí: com esta derrota, Coco Gauf decretou sua eliminação na semifinal!

Anderson Barbosa Paim
Anderson Barbosa Paim
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Geraldo Cristóvão

Só discordo quando você disse que a Iga tem recurso técnico aí você esta de brincadeira, né filho pois tecnicamente ela é limitada pode ser que mude um pouco com o novo técnico, mas também errou ao dizer que a Sabalenka tem técnica mais limitada, pois ela evoluiu cara sendo mais técnica do que Gauff e Swiatek, mas no confronto entre Sabalenka x Gauff eu estou em cima do muro porque o h2h esta empatado que tudo pode acontecer.

Matheus Fernandes de Barros
Matheus Fernandes de Barros
1 mês atrás

Krejcikova é a jogadora mais aleatória que já vi. Tá pra nascer alguém tão random como essa moça.

Only Roger Can Fly
Only Roger Can Fly
1 mês atrás

Pois é, terror dos apostadores kkkkk

Vitor
Vitor
1 mês atrás

Krejcikova é uma jogadora diferenciada. Tem uma mão refinada.

William
William
1 mês atrás

A galera odeia a Iga..Não se sabe porque principalmente considerando que ela é uma jogadora que nunca fez nada que a desabone.
Agora, fazendo um comparativo entre carreiras, Iga está bem acima de Sabalenka..só olhar as estatísticas. Números não mentem.
O fato é: ano que vem está aí. A polonesa já mostrou o que é capaz de fazer e o pessoal, gostando ou não dela, vão ter que “engolir” como disse o saudoso Zagalo.. Kkkkkkkkk

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  William

Sabalenka é melhor tecnicamente do que a Iga, pois varia o jogo às vezes ao contrário da polonesa agora a polonesa possui um mental e explosão física melhores agora a Sabalenka vai terminar o ano na liderança porque trabalhou pra isso, embora não esperava. Agora a Swiatek continua com seu jogo obsoleto de sem variação técnica, como mudou de técnico parece que ela ainda continua a mesma, mas ainda é cedo pra dizer se ela vai apresentar algo novo.

William
William
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Deixa eu ver se entendi: Iga tem 03 anos a menos e mais títulos e mais vitórias que a Sabalenka e infinitamente mais tempo como número 01, mas a Sabalenka é melhor????
Sabalenka ascendeu ao número 01 pq a polonesa ficou 02 meses e meio sem jogar…KKkkkkkk.
E mais: se variação técnica fosse garantia de ser melhor ou pior, a Ons Jabeaur ganhava tudo.
Tá “Serto” com S para você.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 mês atrás
Responder para  William

E além do que você colocou, a Iga somou mais um pneu para a sua coleção hoje, isso estando sem ritmo de jogo e contra a Daria Kasatkina que é nº 9 do ranking.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás

Iga deve ter uma “borracharia” como segunda fonte de renda… Nunca vi gostar tanto de um pneu…

Flávio
Flávio
1 mês atrás

Sim pode ser, mas o jogo da poloneza ainda é obsoleto, robótico e limitado que não mudou nada com o novo técnico, mas pode ser que com o tempo ele implemente técnica ao jogo dela, mas se não apresentar nada de novo em 2025 é porque a Swiatek não sabe usar técnica mesma, espero está errado.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  William

Entendeu nada ,hein cara aprenda a interpretar. Agora tecnicanenre Sabalenka é melhorar que a polonesa porque varia o jogo às vezes ,mas se você não quer enxergar isso é porque é cego, agora em outros quesitos citados vejo a polonesa levar um pouco de vantagem.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  William

Agora sobre a Jabeur que você citou a resposta é muito fácil, então ela não consegue melhores resultados, mesmo tendo boa técnica, é porque seu mental e condição física são frágeis que faz com que ela não atinja melhores resultados será que você entendeu ou tem que desenhar pra você? Kkkk

William
William
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Desculpas não ganham jogos, simples assim.
Iga é melhor quer você goste ou não.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  William

A polonesa não é melhor tecnicamente nunca viu cara, que isso é fácil de notar,mas parece que você não sabe o que é qualidade técnica por isso se confunde todo, ok se você gosta do jogo dela ou a prefere é direito seu que é válido, mas não estou discutindo isso e sim circunstâncias de jogo.

Marinete
Marinete
1 mês atrás
Responder para  William

Tem razão. Isso aí. Admiro demais a Ons Jabeur, uma pena estar caindo.

jose carlos
jose carlos
1 mês atrás
Responder para  William

esse chavão infantiloide do “Números não mentem” é patético. Pessoas se escoram em cifras e estatísticas para mentir sobre absolutamente tudo o tempo todo: eis o mundo real. A matemática é apenas e tão somente uma linguagem entre outras, tão passível de ser distorcida e falseada quanto qualquer outro idioma fabricado pela humanidade.

William
William
1 mês atrás
Responder para  jose carlos

Kkkkkkk.
Então tira tudo que envolve estatísticas do esporte..Djoko não joga nada pq o que mostra que ele é melhor são os números mas, de acordo com vc, é tudo mentira. Kkkkkk.

Vicentina
Vicentina
1 mês atrás

Bom jogo da krejikova.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.