PLACAR

Kostyuk salva 5 match-points e confirma duelo com Gauff

Marta Kostyuk (Foto: Porsche Tennis Grand Prix)

Stuttgart (Alemanha) – Na partida que encerrou a rodada das oitavas de final do WTA 500 de Stuttgart, a ucraniana Marta Kostyuk salvou cinco match-points para superar a chinesa Qinwen Zheng e garantir seu lugar nas quartas de final. A jogadora de 21 anos e atual 27ª do ranking ficou em quadra por 2h40 e venceu a partida por 6/2, 4/6 e 7/5.

Kostyuk marcou sua quinta vitória contra top 10 na carreira e a segunda na temporada, depois de ter superado Jessica Pegula em San Diego. Ela enfrenta na próxima rodada a norte-americana Coco Gauff, número 3 do mundo, para quem perdeu duas vezes no circuito, uma delas nas quartas de final do Australian Open.

“Estou em melhor forma do que estava na Austrália e acho que será mais uma grande partida. É a primeira vez que jogamos no saibro”, disse a Kostyuk na entrevista em quadra. O reencontro com Gauff acontece às 13h30 (de Brasília) desta sexta-feira.

A ucraniana, que vinha de uma partida de 3h10 contra Laura Siegemund na estreia, falou sobre como teve que lidar mentalmente com as oportunidades perdidas no segundo set e com a desvantagem que enfrentou no início do terceiro. “Foi um jogo muito equilibrado. Tive chances no segundo set e depois disso fiquei um pouco desanimada, já não acreditava mais que poderia vencer o jogo. Todos os match points foram ralis incríveis e talvez eu tenha merecido um pouco mais”.

“Honestamente, mesmo se eu tivesse perdido o jogo, eu estaria orgulhosa por tudo o que lutei e com a forma como lidei mentalmente com a partida. Não é fácil jogar contra uma top 10. Quando você perde uma chance, você fica muito pressionada”, acrescentou a jovem jogadora, que está apenas uma posição abaixo de seu melhor ranking e recentemente jogou a semifinal de Indian Wells.

Depois de um primeiro set dominado por Kostyuk, que conseguiu duas quebras e escapou dos dois break-points que enfrentou, Zheng conseguiu a única quebra da segunda parcial. A chinesa salvou seis break-points e aproveitou a chance que teve já no fim do set.

Logo na abertura do terceiro set, Zheng conseguiu uma quebra e saiu vencendo por 2/0. Ela não vinha tendo o serviço ameaçado e confirmava seus games de forma tranquila até liderar por 5/3. Mas na hora de sacar para o jogo, a chinesa perdeu cinco match-points, muitos deles em ralis longos. No último deles, teve a paralela aberta e jogou o forehand para fora. Kostyuk devolveu a quebra e voltou a pressionar o serviço de Zheng, que salvou um match-point com um ace, mas depois cometeu uma dupla falta na segunda chance da rival.

Rodada das quartas começa às 7h30

As quartas de final de Stuttgart terão cinco jogadoras do atual top 10, inclusive as quatro primeiras do ranking. Mais que isso, também estarão as últimas quatro campeãs de Grand Slam. A programação desta sexta-feira começa às 7h30 (de Brasília) com a partida entre Elena Rybakina e Jasmine Paolini. Será o terceiro encontro entre elas, com uma vitória para cada lado.

Ainda pela manhã, Aryna Sabalenka enfrenta Marketa Vondrousova. A vice-líder do ranking tem quatro vitórias e duas derrotas contra a tcheca. Mais tarde, ao meio dia, a número 1 do mundo Iga Swiatek tenta dar mais um passo rumo ao tricampeonato em Stuttgart. Ela enfrenta a britânica Emma Raducanu. A polonesa venceu os dois duelos anteriores entre elas.

Confira a programação desta sexta-feira em Stuttgart.

Quadra Central – 7h30
[4]Elena Rybakina (CAZ) vs Jasmine Paolini (ITA)
[6]Marketa Vondrousova (TCH) vs. [2]Aryna Sabalenka
Não antes de 12h
[1]Iga Swiatek (POL) vs. [C]Emma Raducanu (GBR)
Não antes de 13h30
Marta Kostyuk (UCR) vs. [3]Coco Gauff (EUA)

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jadson Passos
Jadson Passos
1 mês atrás

O quarto jogo será Kostyuk x Gauff.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Wild enfrenta inspirado Monfils e a torcida francesa em Paris

A homenagem de Roland Garros ao adeus de Alizé Cornet

PUBLICIDADE