PLACAR

Korda e Thompson conquistam o título de duplas em Madri

Foto: Mutua Madrid Open

Madri (Espanha) – No primeiro torneio em que a ATP testou as novas regras nas duplas, os campeões foram Sebastian Korda e Jordan Thompson. Formando uma parceira inédita no circuito, o norte-americano e o australiano superaram na decisão deste sábado o dueto do uruguaio Ariel Behar com o tcheco Adam Pavlasek, marcando as parciais de 6/3 e 7/6 (9-7) em 1h17 de partida.

Este foi o primeiro título de Korda nas duplas e o segundo no total da carreira, já que nas simples ele havia vencido o ATP 250 de Parma, também no saibro, em 2021. Atual 185º colocado no ranking da especialidade, nove abaixo de sua melhor marca, ele dará um grande salto direto para o top 60, assumindo a 57ª posição. De quebra, ele dividirá com Thompson uma premiação de 391,68 mil euros.

Por sua vez, o australiano de 30 anos levanta o seu sexto e mais importante troféu de duplas na carreira. Somente em 2024, ele já havia vencido três torneios, em Dallas, Los Cabos e Houston, todos ao lado do compatriota Max Purcell, com quem também triunfou em Houston no ano passado. Já em 2017, triunfou em Brisbane com o também local Thanasi Kokkinakis. Hoje na 58ª colocação, uma abaixo do seu recorde pessoal, ele estreará no top 40 na próxima segunda-feira, ocupando mais precisamente o 36º posto, logo à frente do mineiro Marcelo Melo.

Vice-campeões terão melhor ranking da carreira

Do outro lado, Ariel Behar e Adam Pavlasek não saem de mãos abanando de Madri. Além de dividirem um prêmio de US$ 207,3 mil, eles somarão 600 pontos cada, fundamentais para que alcancem os seus melhores rankings da carreira. Atualmente na 39ª colocação, o uruguaio subirá para o 34º posto e baterá a antiga melhor marca, que foi o número 37 em abril. Já o tcheco, que aparece hoje no 40º lugar, será o novo 35 do mundo, dois postos acima do recorde obtido também no mês passado.

Campanha irretocável em “torneio teste” da ATP

Soltos na chave, Sebastian Korda e Jordan Thompson superaram quatro parcerias favoritas durante a campanha, cedendo um único set e todo o torneio. Logo na estreia, eles bateram os principais inscritos, o indiano Rohan Bopanna e o australiano Matthew Ebden, em sets diretos. Na sequência, as vítimas foram o argentino Andres Molteni e o também australiano John Peers. Nas quartas, ficaram pelo caminho os italianos Simone Bolelli e Andre Vavassori, enquanto na semi foi preciso ir ao match-tiebreak contra o britânico Jamie Murray e o neozelandês Michael Venus.

O título do norte-americano e do australiano também ficará marcado por ser o primeiro evento no novo formato que a ATP colocou em teste na chave de duplas. Entre as mudanças impostas pela entidade estão o encurtamento do tempo, de 25 para 15 segundos, para colocar a bola em jogo quando o ponto anterior tiver tido menos de trocas de bolas, além do fim da pausa de 90 segundos a cada dois games, mantendo um intervalo maior de descanso ao fim do primeiro set.

Mas um dos pontos mais polêmicos da transformação da ATP foi a tentativa de atrair mais jogadores de simples no torneio de duplas, reservando metade das vagas para parcerias formadas por simplistas. Em Madri, a adesão foi razoavelmente boa, com cinco top 15 do ranking individual inscritos na chave de duplas.

Coincidentemente ou não, o título acabou ficando com um jogador (Sebastian Korda) que claramente prioriza o circuito de simples e outro (Jordan Thompson) que, embora tenha mais conquistas nas duplas, possui hoje um ranking melhor como simplista.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
rafael luis
rafael luis
2 meses atrás

200.000 dolares pra cada um é um baita premio pra jogadores de simples. Pra ganhar esse valor na simples, precisariam atingir as 4as de final.(172.000 dolares), ou seja teriam que estar entre os 8 melhores do torneio. Tarifa muito dificil pra quem nao é top 10. Se eu fosse jogador de simples, com certeza me inscreveria nas duplas.

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás
Responder para  rafael luis

Com certeza Rafael ainda mais se você tem entre20/30 anos e é jovem da para jogar simples e duplas .bigmaç fazia isso com seu eterno parceiro que eu esqueci o nome

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Fils vence a grande batalha de Hamburgo em cima de Zverev

Veja como Zheng chegou ao bicampeonato em Palermo

PUBLICIDADE