Xangai (China) – O holandês Wesley Koolhof e o croata Nikola Mektic conquistaram neste domingo o título do Masters 1000 de Xangai, o quarto da dupla na temporada. Na decisão, eles derrotaram os argentinos Máximo Gonzalez e Andres Molteni em sets diretos, marcando duplo 6/4 em uma partida de 1h26 de duração.
Com a conquista, Koolhof e Mektic deram mais um passo importante para garantir sua classificação para o ATP Finals. “O objetivo era chegar a Turim, sabíamos o que estava em jogo aqui”, disse Koolhof, que está se aposentando do tênis profissional no final da temporada.
“Esta foi uma ótima semana. Estamos lutando pelas duas últimas vagas, então isso definitivamente ajuda. Seria legal terminar minha carreira em Turim. Ainda temos as Finais da Copa Davis depois disso, então isso será especial de outras maneiras, obviamente”, falou o holandês, se referindo à aposentadoria de Rafael Nadal.
Depois de três anos com parceiros diferentes, Koolhof e Mektic se reuniram em 2024 para conquistar dois títulos de Masters 1000 (Indian Wells e Xangai) e parecem estar em forte disputa para se classificar para o Finals. Eles ganharam uma colocação com a campanha dessa semana e estão em sétimo na corrida
“Acho que vocês podem ver pela expressão em nossos rostos que estamos simplesmente emocionados. Foi uma semana muito empolgante. Todas as partidas desde o começo foram muito difíceis. Nós chegamos aqui após salvar match-points, estando um set e um break abaixo. Viemos aqui hoje com nosso melhor tênis e estou muito orgulhoso”, acrescentou Mektic.
Gonzalez e Molteni estão em 10º lugar no ranking de duplas, ganhando quatro colocações na corrida com o bom desempenho em Xangai. Contudo, os argentinos estão mais de mil pontos atrás de Harri Heliovaara/Henry Patten, que atualmente estão na oitava colocação, a última que garante um lugar na disputa em Turim.