PLACAR

Khachanov amplia freguesia contra tchecos e leva 6º título

Foto: ATP Tour

Doha (Qatar) – O russo Karen Khachanov fez valer o favoritismo na final deste sábado no ATP 250 de Doha, acabando com a festa do surpreendente jovem tcheco Jakub Mensik. Cabeça de chave 2, ele derrotou o rival de apenas 18 anos em sets diretos, com parciais de 7/6 (14-12) e 6/4, depois de 1h50 de confronto.

Este foi o sexto título da carreira de Khachanov, o primeiro da temporada. Ele não levantava uma taça desde Zhuhai 2023. Embora tenha enfrentado Mensik pela primeira vez, o russo de 27 anos ampliou sua freguesia contra tchecos, vencendo a oitava seguida. Ele não perde para um tcheco desde que caiu diante de Lukas Rosol em São Petersburgo 2013.

Atual 116 de o mundo, sua melhor marca no ranking, Menski debutará no top 100 na próxima semana depois da grande campanha em Doha, na qual tirou rivais como o britânico Andy Murray, o russo Andrey Rublev e o francês Gael Monfils. O jovem tcheco subirá 29 lugares e vai aparecer no 87º posto na próxima segunda-feira.

Mensik não abdicou da agressividade que mostrou nas rodadas pesadas e foi para as bolas, anotando 10 bolas vencedoras a mais do que o russo (33 a 23) e só três erros não forçados a mais. Porém, Khachanov foi muito firme com o saque e não cedeu um break-point sequer para o tcheco em toda a partida, precisando de apenas uma quebra para ficar com a vitória.

O primeiro set foi o mais parelho dos dois, teve apenas um break-point no quarto game para Khachanov, que não o aproveitou, e a definição foi para um ainda mais disputado tiebreak. Mensik chegou a abrir 5-2, perdeu o saque no 5-4 e foi o primeiro a ter um set-point, devolvendo em 6-5. Ao todo foram quatro chances de fechar o set para ambos os lados, mas só o russo conseguiu converter uma, no 26º ponto.

Khachanov aproveitou o melhor momento e foi para cima do jovem rival no primeiro game da segunda parcial para obter uma importante quebra. Depois de abrir 2/0, bastou ao russo manter o alto nível que teve com o saque no decorrer da partida, vencendo 79% dos pontos disputados, para administrar a vantagem até o final e ficar com o título.

https://youtu.be/AYN0hXJNYPc?si=5bny0eGqZ-xdT1cU

 

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como foi a espetacular vitória de Fonseca sobre Sonego

Nadal pode ter feito seu último jogo oficial em Barcelona

PUBLICIDADE