Riad (Arábia Saudita) – As norte-americanas Madison Keys e Amanda Anisimova são mais duas jogadoras classificadas para o WTA Finals, que será disputado entre os dias 1º e 8 de novembro em Riad, na Arábia Saudita.
Keys e Anisimova se juntam a outras três tenistas que já haviam garantido suas vagas: Aryna Sabalenka, Iga Swiatek e Coco Gauff. Restam ainda três vagas para o torneio que reune as oito melhores da temporada.
Aos 30 anos, Keys faz sua segunda participação no Finals. Ela disputou a edição de 2016 e caiu ainda na fase de grupos. No início da temporada, em janeiro, a norte-americana conquistou seu primeiro Grand Slam no Australian Open. Além disso, também foi campeã em Adelaide e semifinalista de Queen’s e Indian Wells.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Anisimova fará sua primeira aparição no Finals aos 24 anos. Ela conquistou o maior título da carreira no WTA 1000 de Doha e disputou suas duas primeiras finais de Grand Slam, em Wimbledon e no US Open. A norte-americana tem a chance de vencer mais um torneio importante nesta semana, já que está na semifinal em Pequim e enfrenta Gauff neste sábado.
Disputa pelas últimas vagas
No atual top 8 da corrida para o Finals aparecem ainda a norte-americana Jessica Pegula, a russa Mirra Andreeva e a cazaque Elena Rybakina. Já a italiana Jasmine Paolini e a russa Ekaterina Alexandrova são as primeiras na lista de espera no momento.
Segundo os critérios de classificação para o Finals, classificam-se as sete melhores, enquanto a oitava vaga é prioritária para uma campeã de Grand Slam que esteja no top 20 da temporada. Essa regra já vigorou no ano passado e beneficiou a tcheca Barbora Krejcikova, campeã de Wimbledon em 2024.
Cinco parcerias classificadas nas duplas
Nas duplas, também já são cinco parcerias classificadas, a começar pela as campeãs dos quatro Grand Slam da temporada: Taylor Townsend e Katerina Siniakova, Sara Errani e Jasmine Paolini, Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe, Elise Mertens e Veronika Kudermetova, além das jovens russas Diana Shnaider e Mirra Andreeva.
Seguem na zona de classificação, Su-Wei Hsieh e Jelena Ostapenko, Asia Muhammad e Demi Schuurs e também a parceria da brasileira Luísa Stefani com a húngara Timea Babos.