Oeiras (Portugal) – O catarinense Karue Sell inicia a temporada de 2025 do circuito jogando o challenger de Oeiras, torneio português em quadras duras e cobertas. Ele será o único brasileiro na chave do torneio que distribui 91.250 euros durante a semana.
Sell, de 31 anos e 259º do ranking, estreia contra o francês Robin Bertrand, jovem de 21 anos e 263º colocado. Em caso de vitória, ele pode desafiar o espanhol Pol Martin Tiffon, cabeça 8 do torneio e 251º do mundo, ou o alemão Rudolf Molleker, 268º colocado.
No mesmo quadrante está o cazaque Denis Yevseyev, cabeça de chave 4 e que estreia contra o francês Antoine Cornut-Chauvinc. O brasileiro está do mesmo lado da chave que o suíço Alexander Ritschard, cabeça 2 e 118º do ranking. Já o principal favorito é o sérvio Hamad Medjedovic, 114º do mundo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Uma vitória no challenger de Oeiras vale 6 pontos na ATP, com 12 pontos para quem chegar às quartas. O torneio português dá 75 pontos para o campeão, com prêmio de 12.980 euros, com 44 pontos para o vice e 22 pontos para os semifinalistas.
Semana de chaves hiperesvaziadas nos Challengers em função da disputa do qualy do AOpen e só o “americano” Sell vai aproveitar.. É muito complicado entender o planejamento de calendário/de carreira da “escola BR” de tenistas..
Não entendi seu ponto, o planejamento de quem vc não entendeu?
De 99% dos tenistas brasileiros dessa faixa de ranking…
Tá mas qual o ponto? O que eles deveriam estar fazendo essa semana e que nao estão? Isso que nao entendi
Sell é o único BR q vai disputar esses Challengers com chaves esvaziadas essa semana, provavelmente pq vem da escola americana..
Os BR “raiz”(Alves, Sakamoto, Pucinelli, Reis…) vão todos(mais uma vez) deixar essa oportunidade passar..
Acho que o aspecto geográfico pesa. Semana q vem começa uma gira na América do Sul.
Sell está no hemisfério norte. Deve continuar disputando torneios por lá. Os Sul Americanos, com certeza, vão começar a temporada por aqui.
Esses caras estão todos em pré temporada não estão? Fora que os challenger esvaziados são na Europa no hard e vocês passam o ano inteirinho dizendo que eles precisam se concentrar em jogar os challengers de saibro na america do sul… vcs precisam se decidir, não?
Será que não é falta de mufunfa….para hospedagem,alimentação, transporte e etc?
Pode ser problema de gastos. Mas precisam arriscar, arrumar dinheiro emprestado, fazer vaquinha, rifa, sei lá…
Um resultado bom num torneio esvaziado desses poderia dar um bom salto no ranking para poder ganhar mais e entrar em torneios melhores, ser cabeça de chave em outros torneios…
Deixa eu entender ! Sim , semana esvaziada por conta do quali US Open .
1) se vc fosse colocar dinheiro do seu bolso vc promoveria um CHL nessa semana onde quase certamente não teria nenhum top 200 inscrito ??? Isso te ajuda a entender a ausência de torneios , especialmente onde a grana é mais curta ?
2) vc chegou a ver que semana que vem tem CHL na Argentina e na seguinte em Punta ? Se vc fosse tenista que não tivesse ranking pro AO , adepto do saibro , como a maioria aqui , vc iria até Portugal ( ou GBR ou ali pertinho , na Tailândia ) jogar um CHL e voltar ????
Cara , essa gente na ânsia de querer fazer alguma crítica a qualquer custo mete cada louco aqui ! Não dá não .
Jogo duro. Francês teve um bom 2024, com titulos no hard em ITF e até Challenger. Ranking e performance em 2024 parecido com o Sell. Jogo equilibrado. Mas legar ver o Sell continuando na pegada e já montando um calendário desde o início do ano.
Exato, corretíssimo planejamento dele nesse início de ano, deve entrar na zona de ranking pra qualy dos GSs até o final de 2025..
Boa sorte, Sell. Queria saber dos outros brasileiros, o proximo torneio de cada um… É muito descanso…..
A partir do dia 13 começa a gira de Challenger na América do Sul, não faz nenhum sentido eles ir pra Portugal jogar um torneio e voltar que vai ter uns 5 em sequência, e outra que + ou – em hard é só o Mateus Alves, o que eles vão fazer uma semana na hard pra voltar para o saibro?
Nem perca tempo respondendo, os entendedores acham que sabem mais que a equipe do jogador, sem falar da questão financeira de jogar na América do sul e na Europa
Eu em momento algum falei em jogar na Europa. Eu sei da realidade do tenis brasileiro, sei q basicamente eles jogam as giras sulamericanas, mas continuo sem saber quem vai e quem nao vai jogar. Vc já começou o ano assim, enfurecido? Vai dar uma volta na praça. Respirar um ar puro. Acho q vc tá tenso. Vou torcer por vc.
Obrigado por perder tempo respondendo, Mauricio, pq eu sou um entendedor q acha q sabe mais que a equipe dos jogadores, mas esse eu não sabia e humildemente, perguntei. O importante é manter a paz, mesmo sendo cutucado por pessoas q entendem até mais do q eu, nem sei como. Sabem muito. Feliz ano novo pra vc.
A proposito, João Vitor e Joaquim Almeida jogam hoje. No ITF de Uthaca, UNITED STATES.
Sell sempre correndo atrás de seus objetivos, tomara que jogue o quali de Roland Garros, não vi Luiza Fullana inscrita em nenhum torneio em janeiro, será que está lesionada? Puccinelli também não está inscrito no Challenger de Buenos Aires, mais esse não é por lesão pois está inscrito no Challenger da semana seguinte, mais foco meu rapaz.
A Fullana jogou até dia 15 de dezembro aqui no Brasil e tinha comentado numa entrevista pra gente, durante a BJK Cup, que só conseguiria fazer a mudança em definitivo para a Espanha (vai morar e treinar lá) agora em janeiro. E uma coisa que ela sentiu quando tentou sair daquele nível de torneios menores, depois dos títulos de ITF que ela ganhou, para subir o nível é a diferença no físico. Então, ela deve focar muito nessa parte nas primeiras semanas na Espanha antes de retomar um calendário de competições.
Para Luiza fullana e muito difícil jogar torneios grandes com o ranking que ela tem….tem que começar pelos pequenos e ir escalando ….e uma difícil escalada.
Kohlmann, Pedro Rodrigues, Gustavo Almeida, quando vão começar a temporada 2025?
Se começarem, né?? Lembro de ter lido no final do ano passado alguns deles, principalmente o Pedro e o Enzo, pensando em ir pro circuito universitário americano
College meu amigo, pesquisa aí, o Gustavo Ribeiro tinha a chance de ir para o college não está definido, e os outros já assinaram
O Sell tá determinado a entrar no qualy dos outros 3 GS no decorrer do ano. Acredito que isso será determinante para a continuidade do projeto dele de retomada da carreira de tenista aos 30 anos. Com o nível de tênis que ele tem apresentado, conseguirá entrar na faixa de ranking para poder ingressar nos qualy de forma relativamente tranquila. Força Sell.
Assim esperamos
O pessoal crítica uns, nem sabe do calendário que sentido faz os Brasileiros ir pra Europa jogar um torneio e voltar para o saibro na semana seguinte? A maioria dos Brasileiros só jogam no saibro, outros parecem que não sabem que o Enzo Kholman e o Pedro Rodrigues foram para o college, gostam de reclamar de tudo mãos não pesquisa nada, Brasileiro é assim se não joga o último torneio do ano é uma vergonha, aí os que jogam se eles não jogam o primeiro torneio do ano é uma vergonha, parece que vcs não viram que tinha a Procópio Cup? Reis, Boscardin, José Perreira, Sakamoto, Dutra Silva jogaram esse torneio até dia 12/12 por aí, e como fica as férias? Pré temporada? Já disse Brasileiro só que saber de Hoje, Hoje é o que importa
Os caras fizeram 3 jogos na Procópio Cup,os demais sulamericanos já comecam o ano jogando, principalmente os argentinos, não é atoa a quantidade de tenistas no top 100. Não tem passador de pano por lá não
Tá bom os argentinos fora do top 240 estão tudo jogando torneio né?
Vc comentou dos argentinos, pesquisei e não vi nenhum argentinos nem no quali e nem na chave principal de nenhum dos 3 Challenger da semana que vem, ou seja o que vc falou é tudo mentira, mais é vc que tá certo né? Vai passar pano pra argentino agora
Cara !!! Mas vc ou é muito desinformado , ou tem raciocínio muito torto . Toda hora pegando no pé de quem não joga !
Já saíram as chaves dos 3 únicos CHLs da semana . Fora o Sell ( que já tá mais para americano ) chuta quantos sul-americanos ( sim SUL-AMERICANOS) estão nestas chaves !!! Se vc respondeu , acertou ! Te ocorrer algo ? Seria uma greve orquestrada de todos eles ou estão esperando os torneios mais perto ( que começam semana que vem , inclusive ) ?
Mas temos 3 brasileiros em quali de Future . Isso vc não sabia também , né ?
Dá um descanso pra nós !
Excelente comentário !
College é aquele canto de sereia impossível (para alguns jovens talentos) de resistir…
Sell pode ir longe. Qualy de Slam acho que consegue com relativa tranquilidade. Boa sorte ao Sell que pelo visto quase entrou no Qualy AO.
Cadê o WC para Qualy do Rio Open para o Sell? Se a organização for justa e mantiver os critérios de outros anos essa vaga é dele.
Acho que sim….
Amigo !!!! Vc tem noção que é um ATP 500 ??? Ano passado o Darderi não entrou direto ! Ele era “só” o #76 do ranking . Portanto , nem Wild ta 100% garantido .
Sua proposta é que entre Sell no lugar de um Wild , ou Monteiro , ou Fonseca , ou Meligeni , ou Heidi , todos com ranking bem melhor ????
Só por que vc curte o Sell ?
Sem querer defender ninguém, não estou aqui para isso, mas o colega se referiu WC do Qualy do Rio Open.
Esses 75 pontos seriam bem vindos para o Karue né. Vamo que vamo