Cincinnati (EUA) – No jogo que encerrou a rodada desta quarta-feira no WTA 1000 de Cincinnati, Anna Kalinskaya levou a melhor no duelo russo contra Ekaterina Alexandrova e garantiu seu lugar nas quartas de final com vitória por 3/6, 7/6 (7-5) e 6/1 em 2h18 de partida.
Esta foi a primeira vez que Kalinskaya derrotou Alexandrova. A jogadora de 26 anos e 34ª do ranking havia perdido os outros seis encontros que fez contra a compatriota, de 30 anos e 16ª do mundo.
Também algoz de Amanda Anisimova, número 8 do mundo, Kalinskaya marca sua 22ª vitória contra uma tenista do top 20 na carreira e a quinta na temporada. Sua próxima adversária é a polonesa Iga Swiatek, terceira do ranking e campeã de Wimbledon.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O único duelo entre Kalinskaya e Swiatek foi vencido pela russa, na semifinal de Dubai no ano passado. Na ocasião, a russa chegou à sua primeira final de WTA 1000. O melhor ranking de sua carreira é o 11º lugar. Diante de adversárias no top 10, a russa já acumula 13 vitórias.
Kalinskaya 🤝 Quarterfinals
Anna Kalinskaya regroups to fight past Alexandrova 3-6, 7-6(5), 6-1!#CincyTennis pic.twitter.com/HUk20bsW4D
— wta (@WTA) August 14, 2025
No encontro entre duas jogadoras de estilos parecidos, com estilo agressivo e golpes mais retos, a maior regularidade de Alexandrova fez a diferença no fim do primeiro set para que ela vencesse os três últimos games da parcial. O segundo set foi inteiramente sem quebras até o tiebreak, com Kalinskaya vencendo quatro pontos nas devoluções.
O último set começou com games longos e oportunidades para os dois lados, mas Kalinskaya sempre prevalecia nos pontos mais importantes. Ela escapou de break-points em dois games distintos e também contou com a instabilidade no saque de Alexandrova, que cometeu quatro duplas faltas no set decisivo, para conseguir três novas quebras e virar o jogo. Alexandrova liderou nos winners por 27 a 25 e cometeu 54 erros contra 51.