O Brasil disputa a partir deste segunda-feira o Mundial de 14 anos, que será realizado nas quadras de saibro de Prostejov, na República Tcheca. As equipes nacionais se classificaram após bons resultados no Sul-Americano da categoria, realizado em maio no Chile. Os meninos foram campeões e as meninas ficaram com o vice.

A equipe feminina, capitaneada por Santos Dumont, é formada pela paulista Nauhany Silva, a gaúcha Ana Cruz e a carioca Clara Elkind. As meninas estreiam nesta segunda-feira contra a Romênia, pelo Grupo A, que ainda tem Paraguai e Austrália.

Já o time masculino conta com o goiano Luis Augusto Miguel, o paulista Lucas Moscatto e o brasiliense Felipe Mamede, além do capitão Ivan Cressoni. O Brasil encara na primeira rodada o Paquistão, pelo Grupo C da competição. República Tcheca e Coreia do Sul completam a chave.

Nas últimas semanas do circuito, Nauhany Silva e Guto Miguel conseguiram se destacar. A paulista de apenas 13 anos venceu seu primeiro ITF na Guatemala. Já o goiano acumulou uma sequência de bons resultados desde a semifinal de Wimbledon de 14 anos. Ele venceu três torneios seguidos na Europa, dois na França e uma na Alemanha. Um desses títulos foi na categoria 16 anos. Mamede também teve um bom resultado recente na Europa, alcançando uma semifinal na França na última semana.

Na história da competição, o melhor resultado do Brasil foi um terceiro lugar do time masculino em 1994. Está será a 22ª participação dos meninos, a primeira desde 2019. No feminino, a melhor campanha foi o quarto lugar em 2003. As meninas irão para 23ª aparição. Ano passado, o time formado por Victoria Barros, Pietra Rivoli e Letícia Marangoni ficou na oitava posição. As campeãs da última edição foram as tchecas, enquanto os suíços conquistaram o título no masculino.

Confira os Grupos do Mundial de 14 anos
Masculino
Grupo A: França, Canadá, Marrocos e Hong Kong
Grupo B: Colômbia, Alemanha, Turquia e Japão
Grupo C: Brasil, República Tcheca, Paquistão e Coreia do Sul
Grupo D: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Peru e Eslováquia

Feminino
Grupo A: Brasil, Romênia, Paraguai e Austrália
Grupo B: Canadá, Corea do Sul, Egito e Marrocos
Grupo C: Estados Unidos, Eslováquia, República Tcheca e Grã-Bretanha
Grupo D: Sérvia, Japão, Argentina e Alemanha

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.