Santa Cruz (Bolívia) – A semana no ITF J30 de Santa Cruz foi de títulos de simples e duplas para o tênis brasileiro. O canhoto Victor Rocha conquistou seu primeiro título de ITF aos 17 anos, ao vencer uma final brasileira contra Carlos Lima, de apenas 15, por 6/1 e 6/4 neste sábado.
Rocha vinha de vtória na semifinal sobre o peruano Joaquin Rodriguez por 7/5, 4/1 e desistência. Já Lino, de apenas 15 anos, venceu um duelo nacional contra Henrique Queiroz por 2/6, 6/4 e 6/4. Na chave feminina, a melhor campanha brasileira foi de Nathalia Tourinho, que chegou à semifinal com apenas 13 anos, mas foi superada pela peruana Daniela Gonzalez, cabeça 3, por 4/6, 7/5 e 6/4.
Já na final de duplas, Felipe Moretti e Leonardo Storck venceram uma final com três brasileiros em quadra, contra Matias Fernandez e o boliviano Carlos Medina por 6/4 e 7/6 (7-5). Moretti venceu o sexto ITF aos 17 anos. Storck, de apenas 15, ganhou o 1º título de duplas.
Pietra para nas quartas na Polônia
Depois de duas vitórias na semana, a juvenil gaúcha de 16 anos Pietra Rívoli se despediu nas quartas de final do ITF J100 de Sobota, em quadras de saibro na Polônia. Ela foi superada nesta sexta-feira pela tcheca de 15 anos Sara Oliveriusova por 1/6, 6/4 e 6/3.
Atual 148ª do ranking mundial juvenil, a seis posições de seu recorde pessoal, Pietra era cabeça 2 do torneio e única brasileira na chave. A campanha rendeu 20 pontos no ranking, o que não altera sua situação atual. Ela também havia chegado às quartas nas duplas, ao lado da ucraniana Antonina Sushkova.
Este foi o terceiro torneio seguido que Pietra disputa na Europa. Na semana passada, ela jogou o J300 de Charleroi, na Bélgica, onde venceu três jogos no quali, mas caiu na primeira rodada da chave principal. Já há duas semanas, parou no quali do J500 de Milão.