Junior Finals define grupos e começa nesta quarta-feira na China

ITF Junior Finals vai até domingo na China (Foto: Paul Zimmer/ITF)

Chengdu (China) – Foram definidos os grupos do ITF Junior Finals, que será disputado na cidade chinesa de Chengdu. A competição começa nesta quarta-feira e vai até domingo. A transmissão é feita pelos canais da Federação Internacional (ITF) no Youtube.

No masculino, o Grupo A é liderado pelo espanhol Rafael Jodar, campeão do US Open na categoria. Sua chave ainda tem o holandês Mees Rottgering, finalista de Wimbledon, além do tcheco Jan Kumstat e do australiano Hayden Jones. Já no Grupo B estão o romeno Luca Preda, o britânico Charlie Robertson, o tcheco Maxim Mrva e o sul-coreano Jangjun Kim, que entrou como alternate.

Pela chave feminina, destaque para a australiana Emerson Jones, que foi finalista de Wimbledon e do Australian Open. Ela está no Grupo A, ao lado da japonesa Wakana Sonobe, da belga Jeline Vandromme e da chilena Antonia Rivera, única tenista sul-americana na disputa. O Grupo B tem dois nomes fortes, a norte-americana Tyra Grant, que já teve oportunidade na WTA, e a a britânica Mika Stojsavljevic, campeã do US Open, além da tcheca Laura Samson e a sérvia Teodora Kostovic.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O formato de disputa e igual ao do ATP Finals e do WTA Finals. Oito tenistas divididos em dois grupos. Classificam-se os dois primeiros de cada chave para as semifinais, até a definição dos campeões.

Torneio vale 850 pontos no ranking juvenil

O vencedor de cada evento ganhará 850 pontos no ranking, o que pode fazer uma diferença significativa na corrida para terminar 2024 como o número 1 nos rankings masculino e feminino.

É importante notar que uma boa classificação como juvenil permitirá que os jogadores tenham acesso a mais oportunidades em torneios profissionais através do programa de aceleração da ITF em 2025. Embora não exista uma premiação direta em dinheiro, serão distribuídas bolsas para financiar viagens para competições. O valor reservado aos campeões é de US$ 19 mil e cada tenista garante no mínimo US$ 6 mil.

Disputado desde 2015, o torneio já formou quatro campeãs de Grand Slam no tênis profissional, Marketa Vondrousova, Elena Rybakina, Sofia Kenin e Jelena Ostapenko. Outros nomes que já disputaram a competição e depois se destacaram são Casper Ruud, Holger Rune, Andrey Rublev, Qinwen Zheng, Taylor Fritz, Leylah Fernandez, Lorenzo Musetti, Marta Kostyuk e Camila Osorio.

Edição desfalcada de campeões de Slam

A edição deste ano terá apenas dois campeões de Grand Slam da temporada, Jodar e Stojsavljevic, que conquistaram o US Open. Ficaram fora a eslovaca Renata Jamrichova, campeã do Australian Open e de Wimbledon, a tcheca Tereza Valentova, que ganhou Roland Garros, e também o japonês Rei Sakamoto, o norte-americano Kaylan Bigun e o norueguês Nicolai Kjaer, que conquistaram os outros três Grand Slam no masculino.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.