Cincinnati (EUA) – Sem margem para polêmicas ou dramas, Rafael Jódar se impôs contra Alejandro Tabilo e anotou outro feito em sua curta carreira. O espanhol avançou às oitavas de final do Masters 1000 de Cincinnati ao marcar 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, em apenas 75 minutos de partida.
O jovem de 19 anos agora tem encontro marcado com o italiano Flavio Cobolli, cabeça de chave 7 do evento norte-americano. O duelo é inédito pelo circuito profissional. Mais cedo, o vice-campeão de Roland Garros eliminou o belga Alexander Blockx em duros três sets, escapando da derrota na reta final da partida.
Em grande temporada, Jódar fica ainda mais próximo do inédito top 10 e vai enfrentar justamente o adversário que está na décima colocação. Na corrida para o ATP Finals de Turim, o espanhol está no 7º lugar, dentro da zona de classificação. Na semana passada, ele fez semifinais no Masters 1000 de Montréal, só caindo para o norte-americano Brandon Nakashima.
“A Masterclass” 💎
Rafael Jodar hits high gear and flies past Tabilo 6-2 6-1. #CincyTennis pic.twitter.com/Ay09e4L6jA
— Tennis TV (@TennisTV) August 17, 2026
Jódar atingiu pelo menos as oitavas de final em oito dos nove torneios que disputou desde o início de abril, incluindo Roland Garros e os Masters 1000 de Madri, Roma, Montréal e agora Cincinnati. Ele conquistou seu primeiro título de ATP no saibro do 250 de Marrakesh e fez excelente transição para o piso sintético, com o vice-campeonato recente no 500 de Washington.
Jódar intenso e focado depois de estreia tensa
Na rodada anterior, o espanhol reagiu após estar perdendo por 5/1 no terceiro set diante de Denis Shapovalov, quando salvou match-point e venceu seis games seguidos, em sua estreia na competição.
Adidas wasn’t letting Jodar get cooked over those shoelaces two matches in a row. pic.twitter.com/eoq1VTCAmo
— shawtyisaten (@shawtyis_a_10) August 18, 2026
Na ocasião, o duelo ficou marcado por polêmicas envolvendo o excesso de paralisações causadas pelo espanhol, que sofreu com os calçados e problemas físicos. Desta vez, após atraso por chuva, Jódar entrou na quadra preparado, com pares extras de tênis para evitar contratempos.
“A partida contra o Denis me deu muita confiança. Eu me levei ao limite e trabalhei muito para vencer. Mas todos os jogos são difíceis. Não é porque o placar pareceu um pouco mais tranquilo que a partida foi fácil. Todo mundo aqui joga muito bem, então precisei dar o meu melhor hoje para vencer e tenho que apresentar meu melhor nível em todas as partidas”, afirmou Jódar.
RAFAEL. JODAR.@CincyTennis | #CincyTennis pic.twitter.com/eIa8HIGdAN
— ATP Tour (@atptour) August 17, 2026
Sem dar mostras de desgaste da estreia, o espanhol dominou Tabilo, sufocando o chileno nas devoluções. Ele abriu 2/0 de frente, se safou no quarto game e depois anotou outra quebra para fechar o primeiro set.
Nitidamente desconfortável, Tabilo foi quebrado novamente no terceiro game e Jódar não deu margem para a reação do 29º colocado do ranking, sacramentando a classificação com autoridade. Com a vitória, o número 11 do mundo soma sete triunfos seguidos contra canhotos desde a derrota justamente para o chileno na primeira rodada de Indian Wells, em março.
No embate desta segunda-feira, Jódar disparou dez aces e ganhou 70% dos pontos jogados com o primeiro serviço. Sólido da base, ele liderou em winners (26 a 9), e ainda cometeu menos erros não forçados, com 17 a 27 no geral. Na devolução, o madrileno obteve 53% de aproveitamento e converteu cinco de onze break-points.










[…] Shapovalov em sua partida de estreia, o espanhol Rafael Jódar voltou a mostrar seu melhor tênis e bateu o chileno Alejandro Tabilo com autoridade, garantindo vaga nas oitavas de final do Masters 1000 de […]
Rodar > Tabilo > Djokovic
Só faltou você explicar a que critério você está se referindo. Se a anotação for quem dos três que você citou te causa maior dor de cotovelo, o Djokovic vai ganhar disparado.
O critério é vitórias, o h2h.
Rodar é um verbo da língua portuguesa.
O nome do tenista espanhol é Jodar.
Rodar” é como se pronuncia Jodar…
KKK… trouxe um saco cheio de tênis reservas….kkk. Pra calar os mimizentos…
Moleque joga muito. Mesmo exausto da longa sequência de jogos, atropelou o Tabilo.
Top 10 é logo ali.
Joga demais mesmo… Por isso a cada jogo tentam minar o cara… Arrumar algo para criticar…
Melhor aceitarem e aplaudir… Pois é incrível o que ele vem fazendo…
O Rafa é espetacular!!
Mais um atropelo!!O Rafa arrasou o Tabilo.É um fenomeno!!Impressionante!!
Tá ficando inútil torcer contra ele.
Pensei que fosse somente eu quem estava com esse sentimento…
Jodar, a máquina!!! Quem será o NextGen que avançará mais no USOPEN?
Infelizmente ele, pois nosso João se retirou de Cincy e provavelmente não estará tão bem no USO.
Com ou sem lesão,o Rafa está jogando muitoooo mais que o Fonseca.Um vai virar top ten logo logo o outro é um top 30 e não sai disso