Salvador (Bahia) – Em uma final brasileira disputada na manhã deste domingo, o paranaense João Lago conquistou o título na 39ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio ITF J100 disputado em quadras de piso duro do Clube Bahiano de Tênis. Principal cabeça de chave, Lago venceu o baiano Victor Rocha na final por 6/4 e 6/2.
Aos 18 anos, Lago conquista seu quarto título no circuito mundial juvenil da ITF e o segundo na temporada. Ele já havia vencido um J200 em La Paz, na Bolívia, no mês de outubro. O paranaense que treina no CT de Nicolas Santos ocupa o 153º lugar no ranking mundial da categoria.
Na final feminina, a paulista de 18 anos Livia Daud foi superada na final pela eslovaca de 17 anos Yasmin Vavrova, 306ª do ranking, com parciais de 6/2, 1/6 e 6/0. Daud buscava seu segundo título de ITF, depois de ter vencido um torneio em Luque, no Paraguai, no ano passado.
Brasileiros conquistam as duplas
Nas duplas masculinas, Victor Rocha e Juan Pedro Etchecoin venceram Matias Fernandez e o norte-americano Joseph Hernandez por 7/6 (7-1), 4/6 e 10-4. Já Maria Fernanda Lopes e Nathalia Tourinho superaram Gabriela Cho e Alicia Reichel por 2/6, 6/4 e 10-5.
Canhoto de 17 anos, Rocha venceu seu terceiro ITF nas duplas. Também de 17 anos, Etchecoin ganhou seu segundo torneio. Entre as meninas, Nathalia Tourinho tem apenas 13 anos e ganhou o primeiro ITF nas duplas, depois de ter vencido um J30 de simples no Rio de Janeiro no ano passado. A parceira Maria Fernanda, de 14 anos, conquistou seu terceiro título.
O Bahia Juniors Cup foi o palco da primeira conquista juvenil de João Fonseca, em 2021, aos 15 anos de idade. Já o atual número 1 do Brasil, Thiago Wild, venceu a edição de 2017. A competição ainda teve Gustavo Kuerten campeão na categoria 16 anos em 1993 numa final contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento.
Confira os campeões deste ano em Salvador
18 ANOS
Masculino – João Lago (BRA)
Feminino – Yasmin Vavrova (ESL)
Duplas Masculino – Victor Rocha/Juan Etchecoin (BRA)
Dupla Feminina – Nathalia Tourinho/Maria Lopes (BRA)
16 ANOS
Masculino – Luiz Felisberto (BRA)
Feminino – Ana Adati (BRA)
Dupla Masculino – Guilherme Keleti/Miguel de Carvalho (BRA)
Dupla Feminino – Julia Canto/Manuela Medina (BRA)
14 ANOS
Masculino – Kilian Postigo (BRA)
Feminino – Gabriela Bettoni (BRA)
Duplas Masculino – Felipe Argolo/Pedro Trevisan (BRA)
Duplas Feminino – Helena Alves/Lara Shinzato (BRA)
12 ANOS
Masculino – José Viveiros (RJ)
Feminino – Alice Guimarães (PE)
Dupla Masculino – João Aquino/Felipe Lopes (BA/RN)
10 ANOS
Masculino – Luiz Frugoni (BA)
Feminino – Giovanna Bezerra (PE)