Ribeirão Preto (SP) – Começa nesta segunda-feira o Campeonato Internacional de Tênis Feminino ITF W15, o maior torneio profissional de tênis feminino da região, realizado no Ipê Golf Club, com entrada gratuita para o público. A partir das 10h, os jogos do qualificatório darão início à competição, que distribui US$ 15 mil em prêmios e oferece 15 pontos no ranking da WTA para a campeã.
O torneio começa com o quali, disputado por tenistas que não possuem ranking suficiente para entrarem diretamente na chave principal. Essa fase classificatória, que termina na terça-feira, definirá as oito jogadoras que se juntarão às atletas mais bem ranqueadas na chave principal. Entre as favoritas estão nomes já com alguma bagagem no circuito profissional, como Luiza Fullana, Ana Candiotto, Julia Konichi, Camila Bossi, sem falar nas estrangeiras.
Ao todo, 17 brasileiras lutarão por uma vaga ao lado de competidoras da Indonésia, Paraguai, Argentina, Itália e Chile. Será uma grande oportunidade para jogadoras juvenis conquistarem experiência e seus primeiros pontos no ranking profissional. Algumas receberam convites e já garantiram presença na chave principal, como Lais Mika Shibata, de 16 anos e 52ª colocada no ranking ITF juvenil, além de Sofia Perovani e Maria Fernanda Lopes, ambas atletas do Ipê Golf Club.
A etapa de Ribeirão Preto do Campeonato Internacional de Tênis Feminino é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, com copatrocínio de Return – uma empresa Santander, Azul – Transportadora Oficial, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa, INNI Bola Oficial e Vivant Clinical Centre. Conta com o apoio do Ipê Golf Clube e da Federação Paulista de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour – W15 e é realizado pelo Instituto Sports.
Alguém sabe se Ribeirao Preto vai sediar algum torneio masculino tambem em breve?