PLACAR

ITF cria grupo para desenvolver bolas mais sustentáveis

Foto: ITF

Londres (Inglaterra) – A entidade máxima do tênis mundial está explorando um conceito que pode mudar radicalmente o desenho das bolas de tênis e os materiais usados ​​para fabricá-las. Segundo informa a BBC, a Federação Internacional de Tênis (ITF) desenvolveu um protótipo de bola sem cobertura de tecido que espera fornecer uma opção ecologicamente correta para a borracha e o feltro das bolas atuais.

Um grupo de trabalho foi criado, envolvendo a ITF, fabricantes e outras federações, especificamente para analisar a sustentabilidade no tênis. A ITF disse que as bolas de tênis surgiram como o foco principal quando se trata de equipamentos.

A ITF estima que centenas de milhões de bolas são usadas em jogos de tênis todos os anos e existem desafios na reciclagem de bolas convencionais devido à maneira como são feitas. Por isso, está a explorar opções potenciais para um novo desenho de bola, formas de prolongar a vida útil das bolas e regras relativas às mudanças de bola, tudo num esforço para resolver a questão da sustentabilidade.

O laboratório da ITF em Roehampton, no sudoeste de Londres, a poucos quilômetros do All England Lawn Tennis Club, abriga vários robôs que testam bolas e raquetes, bem como um túnel de vento alimentado por um computador antigo, que é usado para testar a aerodinâmica das bolas.

O protótipo mostrado à BBC Sport, que será apresentado aos fabricantes de bolas e outras partes interessadas nas próximas semanas, apresenta uma capa externa de polímero com furos, em oposição ao revestimento de tecido normal sobre o núcleo de borracha. Os envolvidos na sua concepção dizem que ainda se encontra numa fase muito inicial.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ricardo Costa
Ricardo Costa
15 dias atrás

Os
Furos não podem trazer sujeira pra dentro?

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Wimbledon seleciona os melhores backhands de 1 mão

Os históricos duelos entre Serena e Venus em Wimbledon

PUBLICIDADE