Sevilha (Espanha) – A fase final da Billie Jean King Cup tem a primeira equipe classificada para as semifinais. Lideradas por Martina Trevisan e Jasmine Paolini, a Itália bateu a Alemanha por 3 a 0 nesta quinta-feira e garantiu assim a liderança do Grupo D, no qual também estava a França.
Trevisan abriu o confronto com uma vitória em sets diretos para cima da alemã Eva Lys, de 21 anos e atual 114 do mundo, precisando de 2h10 para marcar parciais de 7/6 (8-6) e 6/1. Em seguida foi a vez de Paolini superar a alemã Anna-Lena Friedsam também por 2 sets a 0, com o placar final de 6/3 e 6/2.
Já com a vitória na série assegurada, Lucia Bronzetti e Elisabetta Cocciaretto garantiram a varrida italiana marcando parciais de 6/4 6/7(4) 11-9 sobre a dupla alemã formada por Friedsam e a experiente Laura Siegemund.
Pelo Grupo B, as australianas se recuperaram da derrota por 2 a 1 para a Eslovênia no primeiro dia e bateram o Cazaquistão também por 2 a 1. Storm Hunter anotou o primeiro ponto para a Austrália, superando a cazaque Anna Danilina com parciais de 7/6 (7-2) e 6/4.
Na sequência, a cazaque Yulia Putintseva empatou o confronto ao derrotar a australiana Kimberly Birrell com o placar final de 6/0 e 7/5. A vitória veio só nas duplas, com Storm Hunter e Ellen Perez levando a melhor sobre Danilina e Putintseva em jogo apertado, definido com o placar de 6/1, 4/6 e 10-5.
Ainda nesta quinta-feira serão disputados mais dois confrontos: suíças e norte-americanas se enfrentam pelo Grupo A, ao passo que canadenses e polonesas medem forças no Grupo C.